A partir de hoje pode ficar mais fácil a transmissão de jogos de futebol dos campeonatos nacionais – além de outros canais fechados como Multishow, GloboNews e GNT – pelas TVs pagas não-filiadas ao sistema Globo. A Globosat, controladora da Net e da Sky, foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a oferecer um novo contrato comercial a operadoras como MaisTV, TVA, Vivax e BigTV para revender sua programação básica.

continua após a publicidade

A venda de forma não-exclusiva dessa programação, que inclui os jogos de futebol, poderá beneficiar cerca de 900 mil assinantes, distribuídos por 400 cidades de 22 estados brasileiros. Em todo o País, estima-se que existam 4 milhões de clientes de TV paga, sendo a maior parte usuária das operadoras Sky e Net.

A Globosat já havia assinado, no ano passado, com o Cade um acordo para acabar com as exclusividades mas, até hoje, somente três operadoras haviam se interessado pelo contrato que vinha sendo oferecido.

Dois pacotes

O novo contrato prevê agora dois tipos de pacotes básicos que podem ser adquiridos pelas operadoras que quiserem transmitir os jogos de futebol: um inclui os cinco canais Globosat (SporTV 1 e 2, Globonews, GNT e Multishow) e outro, chamado de mini, básico, inclui apenas a Globonews e o Multishow. Outra alteração é que as operadoras poderão adquirir um desses pacotes para vender a clientes comerciais.

continua após a publicidade

Por fim, haverá um ano de carência para entrada em vigor das regras de fixação dos preços de venda da programação.