Acidente aéreo mata nadadora campeã olímpica e outros atletas na Argentina

Campeã olímpica nos Jogos de Londres, em 2012, a nadadora francesa Camille Muffat morreu em um acidente de helicóptero na localidade argentina de Villa Castelli, ao norte do país. Outras nove pessoas, incluindo outro medalhista olímpico, o boxeador Alexis Vastine, também morreram. Dos dez falecidos, oito eram franceses e dois argentinos.

Camille e Vastine faziam parte do elenco do reality show “Dropped”, programa do canal francês TF1 em que duas equipes de celebridades tinham como desafio sobreviver em condições extremas até encontrarem a civilização.

No momento do acidente, a equipe de dez pessoas estava dividida em dois helicópteros, que eram conduzidos por pilotos argentinos. Segundo informações da polícia da província de La Rioja, as aeronaves se chocaram no ar, embora as condições de voo fossem consideradas boas. Ninguém sobreviveu.

Considerada a maior estrela da natação francesa na atualidade, Camille tinha 25 anos e havia anunciado uma parada em sua carreira esportiva em julho de 2014. Na Olimpíada de Londres, ela venceu a prova dos 400 metros livre, foi prata nos 200 metros livre e bronze no 4×200 metros livre. No mesmo ano, bateu dois recordes mundiais em piscina curta, nos 400 metros e 800 metros livre. No Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, em 2013, sua última grande competição, ela foi bronze nos 200 metros livre e ficou em sétimo lugar nos 400 metros.

Alexis Vastine, de 28 anos, foi medalhista de bronze na edição de 2008 da Olimpíada, em Pequim. Também morreu a velejadora Florence Arthaud, de 57 anos. Os demais franceses foram identificados pelo governo de La Rioja como Laurent Sbasnik, Lucie Mei-Dalby, Volodia Guinard, Brice Guilbert e Edouard Gilles. Os argentinos, que eram os pilotos dos helicópteros, chamavam-se Juan Carlos Castillos e Roberto Abate.

Em nota, o presidente da França, François Hollande, disse que “a morte brutal dos nossos compatriotas é uma imensa tristeza”. As autoridades argentinas ainda desconhecem as causas do acidente.

O programa também conta com a participação de outros grandes nomes do esporte francês, casos do ex-jogador de futebol Sylvain Wiltord, com passagens pelo Arsenal e a seleção nacional, o ex-patinador artístico Philippe Candeloro, o ex-campeão olímpico de natação Alain Bernard e a veterana ciclista Jeannie Longo, mas nenhum deles esteve envolvido no acidente fatal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo