Salvo algum imprevisto, o Rio dá sinais de que conseguirá terminar a tempo as construções dos Jogos Pan-Americanos, com o início do trabalho de acabamento em várias instalações esportivas. A 37 dias para a abertura oficial do evento, as obras seguem em ritmo acelerado e, aos poucos, o nível de excelência olímpica dos aparelhos começam a ser atingidos.

continua após a publicidade

A Cidade dos Esportes, erguida dentro do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, está prestes a ser concluída: no local foram construídas a Arena Multiuso, para basquete e ginástica artística, o Parque Aquático Maria Lenk, para natação e saltos ornamentais, e o Velódromo, para ciclismo de pista e patinação. O trabalho de acabamento, limpeza e urbanização já foi iniciado em todas as instalações e a fase considerada crítica foi superada.

A exceção é o Velódromo, que está com 70% de suas obras realizadas e vive seu estágio mais delicado: a montagem da pista. A previsão é a de que todos os aparelhos em Jacarepaguá sejam inaugurados no início de julho. O problema é que em abril o prefeito do Rio, Cesar Maia, divulgou as "prováveis" datas de abertura dos aparelhos e todas não serão cumpridas: arena, em 23 de maio, o parque aquático, nesta terça-feira, e o velódromo, no dia 18 de junho.

continua após a publicidade