Cerca de 160 mil pessoas devem participar da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, segundo estimativas do governo local. Desses, 70 mil serão atletas, convidados especiais e atores que se apresentarão na cerimônia. Público, staff e voluntários totalizarão 90 mil pessoas.
Na tarde desta segunda-feira (4), centenas de atores enfileiravam-se no pátio do parque olímpico esperando o começo dos ensaios. Todos estão proibidos de dar entrevistas, pois a cerimônia é mantida em absoluto sigilo.
Desde março os atores – recrutados entre estudantes de nível técnico e universitários – ensaiam sem parar cerca de 12 horas por dia, quatro a cinco dias por semana, em ginásios e academias. No começo de julho, o treino passou a ser feito no Estádio Olímpico, o já famoso Ninho de Pássaro.
Há 20 dias, parte dos ensaios ocorre entre 20h e meia-noite para que os participantes se acostumem com a iluminação, já que a esperada cerimônia começará às 20h08 e deve durar três horas e meia. Estima-se que 4 bilhões de pessoas assistam ao megaespetáculo no mundo todo.