A abertura da temporada 2010 do FIA WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, está marcada para 7 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Para dar início aos trabalhos de organização, o diretor-geral do campeonato, Marcelo Lotti, reuniu-se em Curitiba com Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal do Turismo, com Mounir Chaowiche, diretor-presidente da Curitiba S.A., e outros representantes da Prefeitura, que apoia o evento.
Esta será a quinta vez consecutiva que a capital paranaense abrigará a abertura do WTCC. “É sempre importante trazer o campeonato para o Brasil e a Prefeitura de Curitiba tem nos recebido de forma acolhedora e presta todo o suporte necessário para fazer da prova um sucesso”, disse Lotti.
Depois da Fórmula 1, o WTCC é o mais importante evento mundial do automobilismo. Para Juliana Vosnika, o campeonato é uma vitrine mundial para Curitiba, que comprova sua capacidade para receber grandes eventos. “Este é um grande espetáculo que gera empregos, faz com que a ocupação da rede hoteleira aumente, movimenta toda a economia e reforça positivamente a imagem da cidade”, disse ela.
A edição de 2010 terá novidades. A organização do evento em Curitiba ficará sob a responsabilidade do empresário Augusto Farfus, que também participou do encontro com o diretor-geral do campeonato, Marcelo Lotti,. “Com essa medida, centralizaremos as operações e o trabalho será facilitado”, explicou Lotti.
Lotti informou que a prova do circuito de Pau, na França, deixará de ser realizada e o calendário passará a contar com uma disputa em Zolder, na Bélgica. “Apesar da crise econômica mundial, estamos trabalhando para que o nível e o profissionalismo do campeonato sejam mantidos”, disse. “Já estudamos também modificações técnicas para as provas de 2011, como a evolução dos motores, que poderão chegar a 330 cavalos de potência”.
Em meio às novidades, uma tradição foi mantida: a abertura em Curitiba vai continuar sendo um exemplo de solidariedade. O evento foi o pioneiro, em todo o mundo, a trocar ingressos por alimentos não perecíveis, beneficiando a população carente.
Para assistir às corridas, o público deverá levar dois quilos de alimentos em troca das entradas. As arrecadações são destinadas às famílias atendidas por Fundação de Ação Social e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).
CALENDÁRIO DA TEMPORADA DE 2010 DO WTCC
Brasil – Curitiba – 7 de Março
México – Puebla – 11 de Abril
Marrocos – Marrakech – 2 de Maio
Itália – a anunciar – 30 de Maio
Bélgica – Zolder – 20 de Junho
Portugal – Algarve – 4 de Julho
Grã-Bretanha – Brands Hatch – 18 de Julho
Republica Checa – Brno – 1 de Agosto
Alemanha – Oschersleben – 5 de Setembro
Espanha – Valência – 19 de Setembro
Japão – Okayama – 31 de Outubro
Macau – Guia – 21 de Novembro