Abertura do Estadual corre risco de não ter rodada cheia

A rodada inaugural do Campeonato Paranaense 2007, programada para o próximo domingo, 14 de janeiro, está assegurada, conforme adiantou o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Rolim de Moura. Entretanto, a realização de todas as oito partidas ainda depende da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A expectativa na federação é de que até quinta-feira – prazo limite para a confirmação da tabela dos jogos com a definição de horários e arbitragem -, o STJD julgue o mérito da questão e decida quem é o detentor da vaga aberta após a desistência do União Bandeirantes. Caso isso não ocorra, espera-se que o imbróglio judicial, que envolve as equipes do Toledo e do Engenheiro Beltrão, seja resolvido até a próxima semana com, ao menos, a marcação da data do julgamento. Isso se faz necessário para que o campeonato prossiga sem interrupções. Segundo Moura, o calendário de jogos do Estadual tem duas datas livres ainda na 1.ª fase da competição, o que permitiria adaptações.

O presidente da FPF afirmou que a entidade já entrou com uma medida junto ao STJD pedindo esclarecimentos, para saber se deve ou não marcar jogos do Engenheiro Beltrão, que está incluso na competição graças a uma liminar do STJD. Sobre possíveis irregularidades envolvendo outras equipes, como a do Iguaçu, Onaireves Moura disse que o único jogo da rodada inaugural com pendência é entre Cascavel e Engenheiro Beltrão.

Alerta

O advogado Domingos Moro, representante do Toledo na ação judicial, afirmou que talvez fosse conveniente a FPF adiar os jogos da 1.ª rodada até a decisão do STJD. Como a permanência do Engenheiro Beltrão na disputa do Estadual está assegurada apenas por uma liminar, que é uma decisão provisória, pode haver uma reversão e partidas terão que ser repetidas. Para o advogado, começar a disputa e ela não valer é pior do que adiá-la. Mas Moro adiantou que nada partirá dele para anular partidas. ?Vamos fazer tudo na esfera desportiva?, afirmou

PM faz alerta à federação

A confirmação do horário e local da rodada inicial do Estadual será divulgada na quinta-feira, mas é provável que os jogos entre Rio Branco e Coritiba e Paraná Clube e Iraty ocorram em Curitiba, às 16h. A disputa entre J. Malucelli e Atlético também pode acontecer no mesmo horário, mas em São José dos Pinhais.

A possibilidade dos jogos envolvendo os três clubes da capital serem realizados no mesmo horário e em pontos relativamente próximos, já que São José dos Pinhais integra a Região Metropolitana de Curitiba, é preocupante, devido ao histórico de conflito e rivalidade entre as torcidas locais. De acordo com o major Dabul, responsável pela coordenação de efetivos policiais em jogos de futebol, até o final da tarde de ontem, a FPF não havia entrado em contato com o Comando da PM para discutir o assunto. ?Ainda não fomos informados pela federação sobre a realização de partidas no mesmo horário?, limitou-se a explicar o major da PM. De acordo com o presidente da FPF, Onaireves Moura, jogos na capital na mesma data e horário serão comuns este ano. ?Com tantos clubes de Curitiba e Região Metropolitana é impossível montar uma tabela com apenas um jogo na capital. Haverão rodadas com dois ou até três jogos em Curitiba, mas serão poucas?, adiantou Moura. Ele disse acreditar que tal situação não trará problemas junto à PM. ?A FPF e a Polícia Militar tem um bom entendimento e acredito que não teremos problemas na realização dos jogos?, afirmou.

A segurança dos torcedores e moradores nas imediações das praças esportivas está nas mãos da PM e, aqui no Estado, a Polícia Militar já determinou, no ano passado, a alteração de datas envolvendo partidas tidas como de alto risco. O assunto deve ser discutido entre as partes envolvidas até a quinta-feira – data limite para a confirmação da tabela.

O encontro das torcidas em terminais de ônibus e praças e o possível enfrentamento entre elas depois dos jogos seria motivo para a PM pedir a alteração de datas e horários de partidas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo