A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) firmou um compromisso com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para melhorar os serviços aéreos durante os Jogos do Rio, em 2016, e aprimorar o atendimento a pessoas com deficiência. Entre os principais pontos do pacto, a Abear se comprometeu a garantir transporte de qualidade para os todos os passageiros e oferecer voos com malha que garanta conectividade entre passageiros e competições.
Com esse objetivo, o comitê disponibilizará informações sobre o fluxo de viagens de atletas e suas famílias durante o período olímpico, de modo a apoiar o planejamento das companhias aéreas. Os atletas paralímpicos também devem se encontrar com representantes das empresas e oferecer suas perspectivas sobre o que deve ser aprimorado no atendimento de pessoas com deficiência.
No entanto, a Abear afirmou que ainda há algumas questões sensíveis que devem ser trabalhadas nos próximos meses. As obras em aeroportos, por exemplo, terão de estar concluídas até os Jogos ou precisarão ser interrompidas, para um melhor rendimento nos locais. Outra discussão gira em torno da proposta de fechamento do espaço aéreo do Aeroporto Santos Dumont durante alguns horários no período da competição, por conta das provas de vela na Baía de Guanabara.
Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, o evento é “uma oportunidade de melhorar as relações de consumo”. “O legado não acontece sozinho ou por acaso, o legado é planejado”, acrescentou o dirigente, durante evento na sede da Abear.
O presidente da autoridade pública olímpica, Marcelo Pedroso, afirmou que o pacto abre espaço para se preparar para um novo momento que vive o País e fortalecer a imagem do Brasil no exterior. Já o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, ressaltou que o acordo reafirma o reconhecimento do “ativo mais importante que construímos nos últimos anos”: o respeito aos consumidores.
A secretária da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Pereira, também participou do evento e destacou que acordos como esse ajudam a amadurecer a relação com o cliente. “Temos uma sociedade muito jovem de consumo aéreo, mas estamos no caminho de construção de uma cultura de saber lidar com os problemas”, afirmou a dirigente.