Após quatro jogos sem vitória – três derrotas e um empate – o ABC reencontrou o caminho das vitórias. Neste sábado, no Estádio Frasqueirão, em Natal, pela 34.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, venceu o Icasa, por 1 a 0, com gol de Giovanni Augusto, aos 39 minutos do primeiro tempo.
O jogo pode ter marcado a despedida do time do estádio, já que cumprirá perda de mando de campo de três partidas, imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD) pela confusão no jogo contra o Palmeiras. Com o resultado, o ABC chegou aos 39 pontos e abriu três do Paysandu, primeiro time na zona de degola, com 36. Por sua vez, a rodada ajudou o Icasa, que permaneceu no G4, mesmo com o tropeço. Com 54 pontos, seus concorrentes, Avaí, Joinville e Paraná perderam na rodada.
O ABC começou o jogo a mil por hora e logo aos cinco minutos, quase balançou as redes. Após cruzamento, Rodrigo Silva tentou uma bicicleta, levando muito perigo ao gol de João Ricardo. Com mais posse de bola, o time do Rio Grande do Norte era todo ataque e tentava marcar de todo jeito. O jogo estava aberto e corrido, com os dois lados tentando chegar ao gol.
E aos 39 minutos, o ABC balançou as redes. Após chute de fora da área, o goleiro João Ricardo bateu roupa e a bola sobrou para Giovanni Augusto, que mesmo desequilibrado, conseguiu desviar para o fundo das redes.
O Icasa voltou melhor para o segundo tempo. Mais presente no campo de ataque, passou a pressionar o ABC querendo o gol de empate. Aos 16 minutos, Juninho Potiguar recebeu na entrada da área, fintou um marcador e bateu com força, muito perto da trave de Wilson Júnior, que parecia estar vendido na jogada.
Aos 24 minutos, no campo de ataque, o Icasa quase fez. Teles cobrou falta da entrada da área, com a bola passando perto da trave de Wilson Júnior. A pressão cearense era grande, enquanto, no contra-ataque, o ABC tentava levar perigo e conseguiu manter a vantagem de 1 a 0 para voltar a vencer na Série B.
Os times voltam a jogar na próxima terça-feira, às 19h30, pela 35.ª rodada. O ABC enfrenta o Figueirense, em Florianópolis, enquanto, o Icasa joga contra o Bragantino, em Bragança Paulista.
FICHA TÉCNICA
ABC 1 x 0 ICASA
ABC – Wilson Júnior; Renato, Rogélio, Lino e Somália; Daniel Paulista, Edson, Giovanni Augusto (Bileu) e Júnior Timbó (Erick Flores); Gilmar (Pingo) e Rodrigo Silva. Técnico – Roberto Fernandes.
ICASA – João Ricardo; Naylhor, Luis Gustavo e Luiz Otávio; Neilson, Gilmak (Alexandro), Guto, Chapinha e Roberto (Teles); Juninho Potiguar (Jailson) e Leandro. Técnico – Sidney Moraes.
GOL – Giovanni Augusto, aos 39 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Paulo César de Oliveira (SP).
CARTÕES AMARELOS – Juninho Potiguar, Roberto e Leandro (Icasa); Rogélio, Erick Flores e Lino (ABC).
RENDA R$ 52.375,00.
PÚBLICO 5.258 pagantes (7.418 total).
LOCAL – Estádio Frasqueirão, em Natal (RN).