A campanha alviverde de 2005 não está entre as mais memoráveis: rendeu à torcida coxa-branca o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Coritiba precisaria de dois anos para que retornasse à elite do futebol brasileiro. O Coritiba já estava classificado de volta à Série A, mas queria buscar o título da competição, o que aconteceu na última partida e adversário foi o Santa Cruz, já rebaixado para a terceira divisão.
Nessa partida, o Coxa mostrou desempenho ímpar. O zagueiro alviverde Henrique abriu o placar, marcando o gol de cabeça aos 34 minutos do primeiro tempo. O contra-ataque do adversário reage, empatando o jogo. Mas o Coritiba precisava vencer para levantar o caneco. O perigo rondou o time do Alto da Glória quando o Santa Cruza vira o jogo. Contudo, não era o fim.
O empate coritibano sairia da cabeçada certeira de Keirrison, aos 43 minutos do tempo final. A torcida reage como se uma nuvem de esperança houvesse pairado sobre o Estádio do Arruda. Parecia inacreditável. No entanto, Henrique Dias faria ainda melhor: nos últimos momentos dos acréscimos, quando a partida parecia já ter um resultado derradeiro, o atacante consegue marcar o gol da vitória e coroar o Verdão com o merecido título. Quase que, instantaneamente, os torcedores tomam as ruas da capital paranaense para festejar a conquista.
Depois de 21 vitória na série prata do brasileirão, a final contra o Santa Cruz foi a última partida de Renê Simões à frente do alviverde paranaense. Apesar de sua breve história no comando do Verdão, iniciada em junho de 2007, Simões marcaria um importante momento da jornada do Coritiba.
Projeto realizado em parceria com alunos da Faculdades Eseei.