Depois de derrotar o “freguês” alemão Philipp Kohlschreiber com dificuldades por 2 sets a 0, nesta quinta-feira, o suíço Roger Federer ficou a uma vitória de ultrapassar o espanhol Rafael Nadal e retomar a liderança do ranking mundial da ATP – posto perdido pela última vez em novembro de 2012. E seu adversário desta sexta, pelas quartas de final do Torneio de Roterdã, na Holanda, será o experiente local Robin Haase, de 30 anos e número 42 do mundo.
No jogo seguinte ao de Roger Federer, Robin Haase entrou na quadra principal do ATP 500 disputado em piso duro para enfrentar o compatriota Tallon Griekspoor, de apenas 21 anos e 259.º colocado do ranking, que é convidado da organização. Sem problemas, o experiente tenista venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0.
Assim como no confronto direto contra Philipp Kohlschreiber, no qual tem 13 vitórias em 13 jogos, Roger Federer nunca perdeu no circuito profissional para Robin Haase. Os dois se enfrentaram “apenas” duas vezes até agora e o suíço venceu ambos em quadras duras – no Masters 1000 do Canadá, no ano passado, e no playoff do Grupo Mundial da Copa Davis, em 2012.
Como Rafael Nadal optou por não jogar nesta semana, Roger Federer resolveu antecipar o seu calendário, que previa a sua volta após a conquista do Aberto da Austrália, em janeiro, nos Masters 1000 de Indian Wells e Miami, ambos nos Estados Unidos, em março. Isso porque a classificação às semifinais é o suficiente para o suíço ocupar o posto.
Roger Federer é o recordista de semanas como número 1 do mundo, com 302 no total. De suas cinco passagens pela liderança do ranking da ATP, o período mais longo foi de 237 – outro recorde na história do tênis masculino. Aos 36 anos, ele pode se tornar o mais velho a ocupar a primeira colocação.