“A torcida é o 12° jogador e até hoje comparece e motiva”, diz Édson

Para disputar a temporada de 1984, o presidente do Coritiba, Evangelino da Costa Neves, trouxe reforços para Alviverde. Na época, entre os contratados estava Édson Gonzaga Alves Filho, ponta-esquerda vindo do Colorado, ao qual foi emprestado pelo Flamengo. Mas os esforços do Coxa só surtiriam efeito no ano seguinte, quando o Coritiba conquistou o Brasileirão.

Aquele time sofreu muitas mudanças, até chegar à escalação que levaria ao Alto da Glória o título nacional. Alguns jogadores foram dispensados e outros foram para o banco de reservas. Embora o time não tivesse nenhum grande destaque, Lela passava por uma boa fase.

A entrada e saída de atletas geraram algumas desavenças dentro do time. Quando o goleiro Rafael passou e integrar a equipe, o próximo adversário que o time alviverde enfrentaria seria o Vasco da Gama. Naquele jogo, o Coritiba perdeu para o clube carioca, fazendo com que alguns coxas-brancas investissem, verbalmente, contra o goleiro. Entre os que “encabeçavam” a guerra contra Rafael estava Édson, que depois seria um grande amigo do defensor do gol alviverde.

Édson, que hoje trabalha no Bahia, foi o terceiro a cobrar os pênaltis que dariam o título ao Coxa. “Perder aquele pênalti traria tristeza para todo o estado, pois torcedores dos outros times também torciam pelo Coritiba, naquela ocasião”, afirmou.

Para o ponta-esquerda, as vitórias alcançadas pelo Verdão se devem à participação da torcida. “Eles são, realmente, o 12° jogador e até hoje comparecem e motivam”, agradeceu. Entre elas, está a memorável vitória sobre o Atlético-MG, no Couto Pereira.

A importância do ex-jogador do Colorado na história do Coritiba é acentuada nas comemorações dos 100 anos, em que o título de 1985 é relembrado e revisitado pelas novas gerações de torcedores.

Projeto realizado em parceria com alunos da Faculdades Eseei.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna