Não é nome de filme ou romance. É que, a partir de hoje, acabou a “festa”. O jogador que tirar a camisa para comemorar gols será advertido com cartão amarelo e, se exceder na comemoração, provocando o adversário, poderá ser expulso. Apesar da regra só valer a partir de agora, o atacante Cristiano Ronaldo, da seleção de Portugal, foi advertido com cartão amarelo ao comemorar seu gol tirando a camisa, ontem, na semifinal da Eurocopa.

Na verdade, a determinação só valerá para o campeonato brasileiro conforme o critério de cada árbitro. É que, pela Internacional Board, a determinação não é obrigatória em competições já em curso, como é o caso do nacional. Mas para competições que se iniciarem a partir de hoje, a punição será exigida com rigor.

A intenção é reduzir o tempo de parada na comemoração dos gols e o uso das camisas com dizeres doutrinários ou comerciais por baixo da camisa do clube, que ferem os interesses dos patrocinadores. No caso de coibição de provocações, a intenção é evitar que uma simples comemoração resulte em atos de violência.

continua após a publicidade

continua após a publicidade