Marcando a contagem regressiva de 500 dias para os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, os organizadores sul-coreanos afirmaram nesta terça-feira que cerca de 90% das obras de novas instalações estão prontas e agora o foco se concentrará na preparação para os eventos-teste.
O Comitê Organizador da Olimpíada de Pyeongchang afirmou que as obras estão dentro do cronograma para uma série de competições esportivas programadas de novembro a abril, que servirão como ensaio para os Jogos de Inverno, que começarão em 9 de fevereiro de 2018.
Os seis novos locais de competições para os Jogos estão 88% completos e uma nova linha de trem de alta velocidade, concebida para ligar a principal porta de entrada do país – o Aeroporto Internacional de Incheon – com Pyeongchang em menos de duas horas será concluído em junho de 2017 e vai iniciar suas operações em janeiro de 2018, disseram os organizadores.
Os preparativos estão passando por uma transição da “fase de planejamento para a prontidão operacional”, disse o comitê organizador em um comunicado. “A Ásia tem um potencial imensurável para se tornar a casa dos esportes de inverno. Pyeongchang tem se dedicado a promover os esportes de inverno e a atrair investimentos em toda a Ásia”.
Observando que a Olimpíada de 2018 será o primeiro de três Jogos consecutivos na Ásia – Tóquio receberá os Jogos de Verão de 2020 e Pequim organizará os Jogos de Inverno de 2022 -, o comitê disse que o evento em Pyeongchang será um a “oportunidade de estabelecer ligações mais estreitas entre os países-sede próximos e construir pontes através do esporte”.
Os organizadores de Pyeongchang-2018 superaram atrasos em obras, conflitos envolvendo locais de competições e dificuldades para atrair patrocínios domésticos nos últimos anos. O otimismo sobre a preparação aumentou após a realização bem-sucedida dos primeiros eventos-teste no início deste ano.
Apesar de um início lento, os organizadores dizem que mais de 80% da meta de conseguir US$ 850 milhões (aproximadamente R$ 2,76 bilhões) em patrocínios domésticos foi alcançado. Agora eles têm a expectativa de atingir 90% até o final do ano.
Um programa de eventos culturais com a presença de cantores pop e estrelas do esporte local foi realizado em Seul nesta terça-feira para marcar o início da contagem regressiva.