O Comitê Organizador entra nesta quarta-feira em contagem regressiva para a disputa da Copa América, faltando 100 dias para o pontapé inicial do evento. A competição retorna ao Brasil após 30 anos. A abertura será no dia 14 de junho, no estádio do Morumbi, em São Paulo, entre Brasil e Bolívia. A final está programada para ocorrer em 7 de julho, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

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Até o momento, mais de 300 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente. Sete partidas estão com bilhetes esgotados. “Mas temos a previsão de uma nova fase para o público e com ingressos novamente para todos os 26 confrontos da disputa”, explicou Agberto Guimarães, diretor de operações do Comitê Organizador no Brasil.

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Os duelos nos quais os bilhetes foram todos comprados são as três partidas do Brasil na primeira fase (contra Bolívia e Peru, em São Paulo, e diante da Venezuela, em Salvador), o confronto entre Argentina e Colômbia (também em Salvador), a partida entre Chile e Uruguai (no Rio de Janeiro), as quartas de final na Arena Corinthians, na capital paulista, e a final.

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“Ainda estamos na fase dois da venda de ingressos e o número é superior à nossa expectativa. Também não iniciamos ainda a venda de ingressos de hospitalidade, quando empresas poderão comprar pacotes, ou seja, quantidades maiores de ingressos”, afirmou Agberto Guimarães. “Temos muito trabalho pela frente. Passado o sorteio e o anúncio da segunda fase de venda de ingressos, estamos em processo de conclusão do Programa de Hospitalidade e da definição dos Centros Oficiais de Treinamento dos times”, continuou o diretor de operações, referindo-se ao local que as seleções vão ocupar durante o torneio.

Ao contrário da Copa do Mundo de 2014, quando as equipes definiram sedes fixas e se deslocavam para as partidas e depois retornavam para o seu CT, durante a competição continental as seleções vão circular entre as cinco sedes (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador) sem voltar para “casa”.

Na véspera dos jogos, existe a obrigatoriedade de cada seleção realizar um treino de reconhecimento do estádio. Por isso, cada equipe ficará em um CT por dois ou três dias apenas. Isso faz com que a logística seja mais dinâmica e organizada. No caso do Brasil, o elenco do técnico Tite vai utilizar os campos de São Paulo, Palmeiras e Vitória antes de seus compromissos oficiais.

“Os preparativos para a Copa América estão dentro do planejamento feito desde que o Comitê Organizador Local foi constituído em fevereiro do ano passado. Faremos uma grande celebração do futebol sul-americano, oferecendo conforto e segurança aos torcedores, com estádios modernos, e toda a infraestrutura e organização necessárias para que os atletas possam brilhar”, defendeu Agberto Guimarães.

Com a presença de 12 seleções, sendo que Japão e Catar vão participar como equipes convidadas, a Copa América não terá investimento público para a sua realização. O Comitê Organizador não confirma os valores de orçamento, mas estima-se que deva ficar abaixo de US$ 100 milhões (R$ 377,6 milhões). Recentemente, as empresas Brahma, TCL e Mastercard foram anunciadas como patrocinadores oficiais. Outra fonte de recursos será a venda de ingressos para as partidas.

“O Comitê Organizador trabalha com um orçamento enxuto e com a lógica da eficiência no uso desses recursos 100% privados. Nosso orçamento é fruto da receita gerada pela venda de ingressos e de recursos de direitos de TV e patrocínios”, lembrou Agberto Guimarães. Ele diz também que em breve novas parcerias serão anunciadas, o que deve ajudar no caixa do torneio. Por isso, a expectativa do Comitê Organizador é grande para o evento. A contagem para o início dos jogos já começou.