Na manhã deste domingo (6), foram lançados pelo prefeito Gustavo Fruet o Clube Educacional da Bicicleta e o GP de Ciclismo – que depois de 15 anos volta ao cenário nacional. Na Praça Nossa Senhora de Salete foram montadas estruturas que ofereceram à população serviços como avaliação física, orientação nutricional, orientação de saúde bucal, informação para a prática de atividades físicas de forma saudável em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde.
O evento é organizado em parceria entre as secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude, da Saúde, do Abastecimento e da Educação, além do SESC-PR e do Conselho Regional de Educação Física.
O prefeito Gustavo Fruet chegou de bicicleta e acionou a buzina que marcou a largada do GP de ciclismo. “É uma alegria perceber que as ações da Prefeitura voltadas para o esporte estão proporcionando o lazer, a atividade física e a ocupação dos espaços públicos. É um desafio que pretendemos ampliar ainda mais na cidade”, disse Fruet.
O 26º GP de Ciclismo de Curitiba teve um circuito de 2 mil metros de extensão e contou com a participação de 350 atletas de várias categorias: estreante (idade livre), infanto-juvenil (nascido em 2000/2001), juvenil (nascido em 1999/1998), feminino (livre), paraciclismo, master (acima de 40 anos) e aberto masculino – elite e júnior (federados e autorizados).
Após 44 voltas num percurso de 60 quilômetros, Ramiro Cabrera cruzou em primeiro lugar com o tempo de 1 hora, 29 minutos e 37 segundos. Ele representa a equipe Dataro de Ciclismo que tem como técnico o curitibano Hernandes Quadri Junior que correu durante vinte e seis anos e coleciona 23 títulos brasileiros, entre eles um do GP de Ciclismo de Curitiba. “Estou satisfeito com o trabalho que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer estão fazendo em prol do ciclismo. Acredito que desta forma Curitiba voltará a ser celeiro do ciclismo brasileiro”, destacou Hernades que mora no bairro Novo Mundo e treina seus atletas todos os dias, com uma média de 900 a 1.000 quilômetros por semana. Os 2º e 3º colocados do GP são da mesma equipe, Cristian Egídio da Rosa e Carlos Henrique Mirelli.
Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Junior, o evento foi um sucesso e mostra que a bicicleta está inserida na cidade. “Tudo transcorreu bem e acima da expectativa. É importantíssimo Curitiba voltar a fazer parte do cenário nacional do ciclismo. Além disso, o Clube Educacional da Bicicleta chega para ajudar e ampliar o uso da bicicleta como modal na cidade”, disse o secretário.