Londres – A eliminação nas oitavas-de-final do Masters Series de Roma, diante do italiano Filippo Volandri, custou ao suíço Roger Federer a perda de 275 pontos no ranking mundial. Mesmo assim, ele mantém boa vantagem para Rafael Nadal, que segue em segundo lugar, com a mesma pontuação da semana passada – com o tricampeonato, ele apenas defendeu os pontos conquistados no ano passado.

continua após a publicidade

Líder do ranking há 172 semanas consecutivas, Federer deve manter o posto com tranqüilidade ao menos até Roland Garros, já que não jogou em Hamburgo, no ano passado, e foi vice-campeão do Grand Slam francês – no qual Nadal defende os pontos pelo título. O problema para o suíço, que está sem técnico, é a partir de Wimbledon, quando iniciou uma fase esmagadora no ano passado.

O top 10 teve duas alterações: o russo Nikolay Davydenko, que foi eliminado por Nadal nas semifinais em Roma, ultrapassou o norte-americano Andy Roddick e passou para a terceira colocação, enquanto o chileno Fernando González, vice-campeão, ocupa agora o quinto lugar, à frente do sérvio Novak Djokovic.

Feminino

A conquista do título do Torneio de Berlim, o terceiro de sua carreira, levou a tenista sérvia Ana Ivanovic, de apenas 19 anos, ao 8.º lugar no ranking da WTA, com 1.906 pontos. Ela subiu oito posições em relação à semana passada, e foi beneficiada também pela aposentadoria da belga Kim Clijsters, que foi retirada da lista pela entidade. A melhor brasileira da lista é Jenifer Widjaja, que caiu seis posições e foi para o 208.º lugar. Maria Sharapova continua na liderança.

continua após a publicidade