23 paranaenses entre os 277 atletas olímpicos nos Jogos

A pira olímpica só será acesa amanhã, na cerimônia oficial de abertura dos Jogos de Pequim. Mas ontem, quando a seleção feminina de futebol entrou em campo para enfrentar a Alemanha, começou a saga de 23 atletas paranaenses em busca da consagração no outro lado do mundo.

Eles representam mais de 8% da delegação brasileira, que tem 277 competidores na China. Alguns são famosos e favoritos a voltar para casa com a medalha de ouro, como o londrinense Gilberto Amauri de Godoy Filho, o Giba do vôlei. Outros, praticamente desconhecidos, como Tânia Spindler, que representará Palotina na marcha atlética, e Luciano Pagliarini, de Arapongas, no ciclismo.

Entre as estrelas da companhia, é impossível não destacar o curitibano Emanuel Rego, do vôlei de praia. Aos 35 anos, ele disputará sua quarta Olimpíada, em busca do bicampeonato.

Jadel Gregório de Lima, de Jandaia do Sul, é esperança no salto triplo. No vôlei, além de Giba, estão o curitibano Samuel Fuchs e Sérgio Dutra dos Santos, o Escadinha, natural de Diamante do Norte.

Como mesmo em época de Olimpíadas o Brasil não descola do rótulo de país do futebol, o lateral-direito Rafinha, de Londrina, o meia Thiago Neves, de Curitiba, e o atacante Alexandre Pato, de Pato Branco, são certamente as maiores celebridades paranaenses em Pequim. A participação deles começa hoje, às 6h, contra a Bélgica.

Outros, não tão famosos, também têm chances de medalhas. Natalia Falavigna, de Maringá, tenta repetir o bom desempenho do Pan do Rio, em 2007, quando ficou com a prata no taekwondo. Na vela laser, o curitibano Bruno Fontes busca confirmar o posto de sucessor de Robert Scheidt.

Pentacampeão brasileiro e bronze no Pan, o curitibano Juraci Moreira tentará o primeiro pódio brasileiro do triatlo. E no futebol feminino, Andréia Suntaque, de Nova Cantu; Renata Aparecida da Costa, de Assis, e a maringaense Simone Gomes Jatobá estrearam ontem, no empate de 0 a 0 com a Alemanha.

A caçula da delegação paranaense é Ethiene Cristina Gonser Franco, de Curitiba. Aos 16 anos, ela integra a equipe de ginástica artística, no lugar de Khiuani Dias, que se lesionou antes dos Jogos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna