2.500 atletas em ação na 14.ª Curitiba International Cup

Com um colorido desfile de todas as delegações inscritas, começa esta noite a 14.ª Curitiba International Cup, um dos mais importantes e tradicionais eventos poliesportivos da América do Sul, numa realização da Hubner/Marketing.

Segundo nota divulgada ontem, o desfile e o cerimonial olímpico de abertura acontecem esta noite no ginásio do Centro Modelo de Treinamento Dirceu Graezer, na Praça Osvaldo Cruz. A concentração das delegações começa às 19h e meia hora após, o desfile.

A programação esportiva propriamente dita começa amanhã, com atividades a partir das 8h em vários ginásios e praças esportivas da nossa capital.

Oito estados

Durante o evento, de hoje a domingo, 147 equipes de vôlei, futebol de salão e handebol disputarão mais de 380 partidas. No total, aproximadamente 2,5 mil atletas chegam em 48 delegações vindas de sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, além do Distrito Federal.

Estrutura

Para a realização do evento foi montada uma estrutura para garantir os serviços de alimentação, hospedagem, assistência médica, além da organização dos jogos. Seis locais servirão de sede para a competição: Colégio Medianeira, onde serão realizados jogos de handebol e futsal; Ginásio Bernardo Resende (Colégio Expoente Água Verde) com jogos de vôlei; Ginásio Colégio Dom Bosco (Ahu), sede dos jogos de basquete; Paraná Clube (Kennedy) com jogos de futsal e vôlei; Ginásio da Praça Oswaldo Cruz e Centro de Capacitação Esportiva (ginásio 2) com jogos de handebol. Nos dois últimos locais acontecem as cerimônias de abertura e premiação, respectivamente.

Histórico

A Curitiba International Cup nasceu para preencher um nicho esportivo pouco explorado no Brasil: o de grandes eventos de esporte amador. No começo, era dedicado apenas ao handebol. Na primeira edição, em 1994, participaram cem equipes de handebol nacionais e estrangeiras. Com o passar dos anos clubes, colégios e instituições pediram para que outras modalidades ?indoor? fossem incluídas. ?Conseguimos transformar um torneio de handebol numa das principais competições esportivas brasileiras. Durante quatro dias, atletas de diversos estados brasileiros transformam Curitiba na capital do esporte amador?, afirma o presidente do comitê organizador, Edgar Hubner.

Este tipo de evento já é tradicional na Europa, organizado há décadas em cidades como Barcelona, na Espanha, e Teramo, na Itália.

A competição curitibana é considerada a terceira maior do gênero no mundo e a maior da América Latina.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo