O “Oscar” do automobilismo nacional mais uma vez foi marcado pelo sucesso. A 16.ª edição do Capacete de Ouro, realizada no início desta semana na tradicional casa Moinho Eventos, em São Paulo (SP), premiou os pilotos brasileiros que alcançaram maior e relevância na temporada de 2012 e emocionou todos os presentes.
Entre os carros fechados, o grande destaque foi Cacá Bueno, que ao lado de Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Felipe Massa entra na galeria dos maiores vencedores do Capacete de Ouro. Em 2012 ele levou nas categorias Nacional e na Copa Fiat, completando sete prêmios máximos, e ainda ficou em segundo na Grand Turismo, vencida pela dupla Cleber Faria/Duda Rosa.
Na Turismo o vencedor foi o gaúcho Vitor Genz, na Mercedes-Benz Challenge foram os seus conterrâneos, João e Márcio Campos, na Endurance Xandy e Xandynho Negrão, outra dupla de pai e filho, na Porsche Cup Ricardo Baptista, e na Porsche Challenge Sylvio de Barros.
Na premiação da categoria Truck o escolhido pelo colegiado de jornalistas especializados convidados pela revista Racing foi o paranaense Leandro Totti, e nas modalidades de velocidade na terra os jovens Luccas Arnone e Felipe Costa foram os vencedores, com Guilherme Spinelli e Yousseff Haddad ganhando novamente na Off Road.
A história do automobilismo nacional novamente foi lembrada com uma bela homenagem aos pilotos e preparadores da equipe Jolly-Gancia, uma das primeiras profissionais do Brasil, comandada pelos empresários e pilotos Emilio Zambelo, presente na solenidade e Piero Gancia, representado pelo seu filho Carlo. Apadrinhada pelo ex-piloto Bird Clemente e pelo jornalista Cláudio Carsughi, novamente a Homenagem Histórica foi um dos pontos altos da festividade, com os 500 convidados aplaudindo de pé os nossos primeiros heróis das pistas.
Outra homenagem importante foi aos 40 anos de cobertura da Fórmula 1 pela TV Globo. O jornalista Reginaldo Leme recebeu o Capacete de Ouro Especial, pintado por Alan Mosca, herdeiro do talento do estilista Sid Mosca, por toda a sua contribuição ao divulgar o automobilismo.