Para "se dar bem” nesta modalidade de ensino, o aluno precisa se organizar e se dedicar às aulas e exames
Tendência que veio para ficar, considerada por especialistas como o futuro da educação, os cursos de educação a distância são uma ótima opção para pessoas que precisam de flexibilidade para conseguir encaixar os estudos em sua rotina ou que não têm como se deslocar diariamente até uma faculdade, entre outras vantagens. Mas para se “para se dar bem” nesta modalidade de ensino, o aluno precisa se organizar e se dedicar às aulas e exames, tarefa que pode ficar mais fácil se alguns cuidados forem seguidos.
- Ensino a distância está presente em várias cidades brasileiras
- Como escolher um curso EAD?
- Curso de tecnologia em marketing pode render salário de até R$ 10 mil
A primeira recomendação dada por professores que atuam na área é se organizar. Estabelecer um cronograma de estudos, que possa ser cumprido, priorizando as atividades mais importantes e separando em sua agenda tempo para realizá-las. Tentar assumir mais disciplinas do que sua disponibilidade de tempo permite pode ser uma “furada”.
Depois de estabelecer esta agenda de estudos, já sabendo as datas em que será preciso participar de provas ou estar presente no polo de EAD, a dica é seguir seu planejamento. Para estudar sozinho, algo que sempre exige disciplina e proatividade, é preciso ter motivação e organização. Neste momento, evitar distrações e procurar um ambiente tranquilo e confortável também costuma ser produtivo.
Outro conselho dado pelos educadores é aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis, como os chats, salas virtuais, vídeos e fóruns de discussão, ferramentas consideradas fundamentais para que a experiência de ensino-aprendizagem seja completa e até mesmo, mais divertida.
Dedicação
Aluna do curso a distância de graduação em administração, a empresária Simone Casagrande Pereira, 44 anos, reforça esta ideia e afirma que para alcançar um bom aproveitamento no curso, é preciso se dedicar. “É bem importante ter disciplina e se aprofundar nos sites e livros que os professores indicam. Também é preciso ter uma rotina diária, estudar de uma hora e meia a duas por dia, para fazer todas as atividades”, recomenda. Ainda segundo Simone, outra ação que ajuda muito a fixar o conteúdo e ter bom desempenho nas provas é organizar um material de estudo com o que é fornecido pelo curso.
“Montei um material com o que os professores passam para a gente, com os quizzes, slides, textos e outros arquivos, que também compartilhamos com nossos colegas, no grupo de estudo criado por nós. Isso ajuda muito a estudar para as provas”, conta. Já no dia a dia, a estudante de EAD diz que prefere tranquilidade para dar andamento a suas atividades. “Para estudar, busco momentos em que estou sozinha, principalmente à noite, para poder me concentrar nos cálculos, planilhas e textos mais importantes”, revela Simone.