A montadora japonesa é uma das marcas que mais fidelizam clientes, o que explica a liderança nos segmentos de picape, sedã médio e SUV Premium
Por Renyere Trovão, especial para a Tribuna
Comprar um carro não é uma tarefa fácil, principalmente para quem não é fiel a uma determinada marca ou vai colocar o seu primeiro veículo na garagem. As opções de mercado não param de crescer. A todo instante surge um novo modelo para aumentar a indecisão pelo qual escolher.
Dentre as fabricantes que mais fidelizam cliente no Brasil está a Toyota. Quem entra na marca, dificilmente sai. Isso explica a liderança consistente em vendas por longos anos nos segmentos de sedã médio (Corolla), picape (Hilux) e SUV premium (SW4).
O mais recente lançamento da Toyota, o Corolla Cross, já vem mostrando nos bons números de emplacamento que vai fortalecer ainda mais essa imagem de “casamento com a marca” da montadora japonesa.
Por isso, elaboramos dez perguntas entre as mais frequentes que um consumidor faz antes de escolher um carro Toyota.
Não perca: Cultura da “baixa KM” faz concessionária vender seminovos até 50 mil km
Ouvimos três profissionais da Toyota Sulpar, concessionária de Curitiba: Vanessa Nascimento, gerente de Pós-Venda, Eliezer Ferreira dos Santos, coordenador de Oficina, e Fabio Calligari, diretor de Operações.
Os carros da Toyota são mesmo “inquebráveis” como sugere a fama?
Na oficina da Toyota Sulpar observamos sempre que o número de veículos que nos procuram para manutenção periódica e cuidados é muito superior aos que nos buscam para qualquer solução por quebra de peças ou falhas mecânicas que deixariam “ficar na mão” com o carro.
Logo é possível afirmar com toda certeza que sim, a fama se define pela qualidade do produto e a vida útil prolongada de seus principais componentes.
O custo de manutenção e a garantia estão dentro da média de mercado?
Para a maioria dos modelos conseguimos ter até um custo menor que a concorrência, pois oferecemos um programa de preço programado para todas as revisões, gerando transparência e valor justo ao cliente.
Diante da qualidade e durabilidade de todos os componentes, a Toyota lançou em 2021 a extensão do prazo de garantia de três anos para cinco anos para os seus veículos, trazendo maior tranquilidade ao cliente.
O custo do pacote de peças de reposição é competitivo comparado a outras marcas?
Sim, elas acompanham o preço de mercado, mas o diferencial está atrelado à durabilidade, ainda que tenhamos um item com valor mais expressivo, o fato dele durar mais faz a conta de o cliente fechar sempre com benefícios.
Os carros Toyota estão entre os mais valorizados na hora da revenda?
Sim, os modelos da marca, por sua segurança e solidez, apresentam de forma comprovada a menor depreciação. Sempre é de grande interesse no mercado qualquer um dos modelos da marca em qualquer ano de uso. Yaris, Hilux e SW4 estão entre carros com menor depreciação do mercado.
Veja também: Seguro auto: conserto de sinistro em concessionária protege a garantia do carro
A motorização dos modelos Toyota tem baixo consumo?
Os motores da marca contemplam uma série de melhorias que focam no desempenho, o que reflete no melhor consumo. Um bom exemplo é o novo Corolla sedã, que dispõem de injeção direta e indireta, consegue trazer potência atrelada a maior economia.
O câmbio CVT está presente no Yaris, Cross e Corolla. Qual é a vantagem comparada à transmissão automática convencional?
O CVT possui suavidade nas trocas e nas reduções de marchas. E por se tratar de um câmbio que faz troca gradual, temos um melhor aproveitamento de torque no motor. O que faz esses modelos entregarem conforto e eficiência.
A tecnologia híbrida já uma realidade na marca? Quais as vantagens dessa propulsão?
São inúmeras. Como a redução da poluição com reflexos diretos na preservação do meio ambiente, além da entrega de ótimo rendimento com máxima redução de consumo. Soma-se ainda a garantia híbrida de 8 anos, exclusiva no mercado brasileiro.
Corolla, Hilux e SW4 são líderes de vendas em seus segmentos. O que explica esse desempenho?
E ainda com uma boa margem de vantagem frente aos concorrentes e por muitos anos. Isso se deve por uma conjuntura de fatores. Destaque para a excelência na fabricação de veículos; conjunto mecânico de durabilidade e confiabilidade; atualizações permanentes de design, motor, câmbio e tecnologia; conjunto de suspensão preparado para qualquer tipo de piso; não descontinuidade dos produtos, como é normal em modelos de outras marcas; rede forte de distribuidores; baixo custo de manutenção; liquidez na revenda, entre outros.
Leia mais: Destaque nacional, concessionária curitibana reforça fama da Toyota no pós-venda
Com a pandemia é possível comprar um Toyota remotamente e também realizar o test drive sem precisar ir à loja?
No Grupo Sulpar, desde o começo da pandemia, criarmos alternativas de atendimento, tanto em vendas quanto em pós-venda.
O cliente pode escolher o que mais lhe convém. Por exemplo, ir à loja onde seguimos todos os protocolos de segurança ou fazer toda a negociação via telefone ou de forma online, desde a apresentação dos carros até a avaliação do seu usado.
Ou então nossos profissionais vão até o trabalho ou residência do cliente com o test drive do seu interesse, inclusive fazendo uma avaliação do usado dele in loco.
Que garantia o cliente tem de ser bem tratado na concessionária, seja na compra ou na hora dos serviços de pós-venda?
Na Sulpar, nós exercitamos muito o conceito de pensar pela visão do cliente. Há todo o encantamento por estar realizando muitas vezes um sonho de novo carro.
Também seguimos um processo com sete passos. Recepção de boas-vindas; qualificação, onde é o momento de entender as necessidades dos clientes; apresentação do produto; test drive; negociação; entrega do veículo já apresentando os serviços de pós-venda; e; por fim; um contato para saber como está a experiência do cliente com a posse do carro.
Leia também: Revisões com preço fixo baixam custos de serviços na concessionária Sulpar
No pós-venda, informamos à disponibilidade de revisões periódicas; serviços estéticos; serviços de martelinho e pintura expressa; funilaria particular ou por meio de seguradora; pneus, acessórios e peças de reposição.
E depois do término do prazo de garantia, trabalhamos muito forte o conceito do Auto Center Sulpar, uma oficina especializada e com preços e condições acessíveis para atendimento de qualquer Toyota, seja qual for o ano e a quilometragem do veículo.
E no momento da revenda, avaliamos o seu usado de forma sempre justa e transparente. Entendemos que todo esse ciclo é muito importante e nenhum deles pode ser descuidado.