O sucesso profissional nem sempre está ligado ao salário. É muito comum encontrar profissionais bem sucedidos e completamente infelizes com o que estão fazendo. Alguns odeiam o trabalho. Outros sonham em embarcar na sua vocação, mas nem sempre ela não é tão rentável quanto o atual emprego. Como escapar disso e acordar todos os dias com vontade de ir para o trabalho?
Para a coach e colunista de carreira da Tribuna Andrea Montrucchio, “sucesso é quando você se sente bem com você mesmo e com suas decisões”. “Algumas pessoas acreditam que sucesso é quando somos melhores do que os outros e ganhamos mais ou temos um cargo mais alto”, diz. Mas para ela não é nada disso. “Para alcançar sucesso é preciso ter um propósito. Em um trabalho com significado você usa seus talentos, é recompensado por isso e as pessoas respeitam o que você faz. Você fica contente, aprende e se sente bem em relação a isto. Isso é ter sucesso”, avalia. Andrea lembra que quando a pessoa se sente realizado com o que faz, conta isso para as pessoas sem nenhum problema e sem nenhum esforço.
Como um plano de carreira pode ajudar a atingir seus objetivos?
O plano de carreira é um processo disciplinado de pensamento destinado a orientar decisões e priorizar ações do profissional no que diz respeito a como quer ser reconhecido, aonde quer chegar, o que deve fazer, como, quando e por que, estruturando seu processo de crescimento e organizando o caminho de conquista de seus objetivos.
Por que pode ajudar?
Estabelece direção, sentido e propósito para a vida pessoal e/ou profissional;
Define ações concretas que afetam positivamente seu futuro;
Incrementa desempenho e acelerar a obtenção de resultados;
Minimiza incertezas e dúvidas;
Resulta maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Plano de Desenvolvimento Profissional
>> Análise situacional: qual a situação atual nas principais esferas da vida e qual o grau de satisfação com a mesma;
>> Avaliação de Valores e de Propósito de vida, bem como estabelecimento de Missão e Visão de pessoal e de carreira;
>> Identificação: Pontos Fortes e Fracos (comportamental e técnico),
>> Oportunidades e Ameaças para a carreira;
>> Definição de metas em curto, médio e longo prazos;
>> Elaboração de plano de ação: quais ações necessárias para se atingir as metas, acompanhamento e controle das ações planejadas;
>> Monitoramento de execução e revisão periódica.
Atitudes que ajudam
A busca por profissionais que atuam como coaches de carreira, workshops
sobre planos de capacitação e desenvolvimento profissional têm crescido
muito nos últimos tempos. Porém, o profissional deve ter em mente que tudo vai depender da disciplina, comprometimento e foco para manter seu plano de carreira e os propósitos profissionais. Segue algumas dicas:
1- Assuma a responsabilidade
2- Crie um foco de aprendizado
3- Vincule isso a uma poderosa razão
4- Dedique tempo
5- Tenha atitude
A pessoa que quiser obter melhores resultados em qualquer área de sua vida deve dedicar-se ao aprendizado e crescimento. O desenvolvimento pessoal e profissional está ao seu alcance e dentro de seu controle.
E lembre-se: quanto mais você aprende, mais você ganha.