Profissões como técnicos em enfermagem especializados em idosos, assim como quem trabalha na área de automação ou informática estarão em alta até 2020. A opinião é de Julio César Bueno Ormerod, diretor do Curso Grau Técnico de Curitiba. De acordo com ele, são estes profissionais que terão mais chances de ingressar no mercado de trabalho, devido à demanda.

continua após a publicidade

Mas não são somente as profissões que ganham novos ares no mercado. As relações de trabalho também estão se transformando. Cada vez mais a carga horária, assim como a presença do funcionário – dependendo da função que tem na empresa – vão ser relativas. E novas profissões ganham força no mercado de trabalho, entre elas as voltadas para a área de tecnologia e de cuidados com idosos. “Cada vez mais a pirâmide está invertendo”, lembra Ormerod.

Segurança no trabalho também estará em alta até 2020 (Foto: Pixabay).

Entre as profissões que merecem investimento no futuro está a de técnico em enfermagem. “O curso de cuidador não é o mesmo de enfermagem. Mas cada vez mais o de enfermagem está voltando os olhos para quem precisa de cuidados especiais”, diz. Com o envelhecimento da população brasileira, cada vez mais as famílias vão necessitar de um profissional capacitado por perto.

Outros nichos que prometem um futuro com carteira assinada são o de Eletrotécnica, segurança no trabalho e logística. “Temos parcerias com empresas e nesses cursos, quem se forma já sai empregado”, garante o diretor. O Grau Técnico mantém um Programa de Encaminhamento Profissional em que os alunos têm palestras e orientação para montar um currículo, assim como se portar numa entrevista de emprego. “A escola prepara o aluno para o mercado”, garante.

Profissões para 2020

continua após a publicidade

 

Tecnologia da Informação

Tecnologia da informação (conhecida também pela sigla TI) é uma área que utiliza a computação como um meio para produzir, transmitir, armazenar, aceder e usar diversas informações.

Técnico em enfermagem com foco no idoso

continua após a publicidade

A atuação foca na saúde, no bem estar, convívio com familiares e nos cuidados com a pessoa de idade avançada. É a ponte entre o idoso, a família e a equipe multidisciplinar.

Eletrotécnica

O eletrotécnico pode realizar tarefas relativas à manutenção, operação, planejamento e teste em sistemas elétricos. Ele pode instalar e operar elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como projetar, elaborar, desenvolver e assinar projetos de instalações elétricas. Pode trabalhar em empresas de produtos eletroeletrônicos, empresas de concessão de energia, indústrias de metalurgia, assistência técnica, telecomunicações, construção civil, hospitais e clínicas, entre outros.

Segurança no trabalho

É uma das áreas da segurança cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas. O profissional detecta com antecedência acidentes de trabalho, saúde e segurança do trabalhador.

Logística

A logística é a área da administração responsável por prover recursos, equipamentos e promoções para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é uma subárea da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

 

Pesquisa aponta futuro

Pesquisa mundial feita pela Future of Work (Futuro do Trabalho) com 2 mil funcionários de empresas com 250 ou mais empregados aponta que Brasil e países como Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Austrália, China, Índia e Cingapura estão representados no levantamento que indicou cinco pontos que vão guiar a maneira como se trabalha nos próximos anos. Confira as principais tendências que estão na pesquisa:

  1. Liberdade

A liberdade de poder escolher como, onde e em que horário trabalhar dá o tom do futuro nas empresas. Entre os brasileiros, 77% querem ter controle e flexibilidade para trabalhar onde e do jeito que quiserem.

  1. Conhecimento

O estudo indica que 75% dos brasileiros entrevistados acham provável a adoção da tecnologia como o principal instrumento de aprendizado e registro de novos conhecimentos no meio corporativo. O ensino à distância ganha força e rompe preconceitos.

  1. Autogestão

Mais uma tendência que aponta para o protagonismo do profissional no trabalho e para o avanço da tecnologia. Vale destacar que o Brasil é um dos países mais resistentes à essa tendência. Por aqui, só 39% dos entrevistados acreditam que as empresas do país irão investir em sistemas