O currículo é o primeiro passo em um processo de seleção de emprego. O papel que leva um resumo sobre o candidato precisa ser bem escrito e explicativo. Mas isso não quer dizer que ele precisa ser enorme, com várias páginas. Muito pelo contrário. Um currículo organizado e até mais ‘clean’ conta mais pontos do que um com informação demais – que acaba sendo, muitas vezes, nada objetivo.
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Dados pessoais devem estar no topo da página, mas sem informações desnecessárias. Para explicar melhor, a coach e colunista de carreira da Tribuna do Paraná, Andréa Montrucchio, detalha passo a passo como o currículo deve ser elaborado.Para começo de conversa, o papel utilizado, essencialmente, deve ser branco – sem figuras ou desenhos. Duas folhas, no máximo. A pasta é algo desnecessário, mas, para evitar que as folhas se percam, vale grampear ou prender as páginas com um clipe de papel.
1 – Área de Atuação
Fundamental você informar qual a sua área de atuação. Deve ser exposta logo no início do currículo, abaixo dos seus dados de contato. É melhor colocar a área de atuação do que cargo, especificamente, pois dependendo da empresa os cargos podem ter nomes e maturidades diferentes. Portanto, é mais estratégico colocar a área. Exemplo: Financeira, Contábil, Recursos Humanos, Administrativa, Produção, Manutenção, Logística, etc.
Atenção: não coloque áreas que não são afins, por exemplo: Financeira e Marketing. Isto gera falta de foco na sua busca.
2 – Qualificações
Importante descrever o tempo de carreira, em que tipos de empresa e áreas que atuou.
Enfatize sua experiência, competências adquiridas e habilidades desenvolvidas.
A fluência em língua estrangeira deve estar nesta parte.
3 – Formação Educacional (graduação, pós graduação, mestrado, doutorado)
Dados sobre formação são fundamentais e dados sobre cursos são importantes. Lembre-se de citá-los em ordem cronológica decrescente.
Nos dados de formação, importante: qual a escola e o ano de conclusão. Se você iniciou uma formação e não concluiu, mencione a interrupção.
Lembre-se: que estes documentos de formação serão solicitados a você.
4 – Descrição de Cargos (Aproximadamente os últimos 10 anos)
Descrever todos os cargos em itens da seguinte maneira:
Nome da empresa e período
Descrever o tipo e área de atuação da empresa
Cargo
Descrever suas atribuições: informar em itens, as principais tarefas e os resultados alcançados.
5 – Cursos de Aperfeiçoamento
Citar os cursos referentes a sua área de atuação, instituição que foi realizado, cidade e data. Aproximadamente nos últimos dez anos (máximo).
6 – Disponibilidade de viagem
Deve ser inserido ao final do CV.
Imprescindível no currículo
Toda e qualquer informação do currículo será sempre a expressão da verdade. Nunca minta no currículo e, é claro, também não o faça em entrevista.
Importante: Você responderá por cada palavra, responsabilidade, projeto, realização que tenha informado.
O que não deve conter no currículo
Foto, a não ser que uma empresa lhe tenha pedido para você inserir.
Letras coloridas e cuidado com o excesso de negrito
Último salário ou pretensão salarial
Motivo de saída
Erros de digitação
Número de RG, CPF, etc
E currículo em vídeo, pode?
Para a especialista, os currículos em vídeo podem ser enviados somente quando solicitados pela empresa contratante. Atenção, você deve ter o cuidado de elaborar um vídeo adequado a vaga e com qualidade de imagem e som. Não o faça em qualquer lugar da casa e cuidado com os ruídos domésticos. A sua fala deve estar alinhada ao seu currículo escrito.