Curso gratuito ajuda empreendedores que querem ter um negócio próprio
Turma da MEGA. Foto: Divulgação / Eduardo Matysiak
Um projeto gratuito realizado em Curitiba e outros 33 municípios do Paraná está abrindo as portas para aqueles que têm o sonho de empreender e abrir o próprio negócio. Em agosto, 150 vagas serão abertas na capital e até o final do ano cerca de 4 mil pessoas devem ser beneficiados pela iniciativa em todo o estado.
O projeto MEGA está com inscrições ou pré-inscrições abertas em 34 municípios do Paraná. As aulas acontecem durante cerca de um mês, com oito encontros presenciais. Somando todas as cinco etapas do curso, que incluem consultoria e acompanhamento individuais, o projeto tem extensão de aproximadamente 6 meses.
+ Leia mais: Polícia Civil abre 87 vagas de estágio para Curitiba, RMC e mais cidades do Paraná
O curso aborda estratégias e gestão de negócios, com diferentes desafios e missões para estimular a resolução de problemas e a tomada de decisões, potencializando o processo de aprendizagem e formando novos empreendedores.
O início das aulas varia de acordo com o município, se iniciando neste mês de julho. As inscrições podem ser feitas através deste link.
Exemplos
A curitibana Kathleen Bittencourt, 27, é empreendedora por vocação e formação. Durante alguns anos, ela conciliou a atividade profissional como funcionária contratada no regime CLT com a de comerciante, nas horas vagas. Até então, o negócio era visto como uma renda extra, mas, em 2020, ela virou a chave totalmente e decidiu cuidar apenas do próprio empreendimento, uma loja virtual de moda feminina. Recentemente, a atividade ganhou uma unidade física.
Estudiosa, ela buscou aperfeiçoamento no curso de empreendedorismo da GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), o MEGA, o que reforçou os conhecimentos dela a respeito da realidade empresarial.
+ Veja também: IBGE abre vagas no Paraná, com salários de R$ 3 mil mais benefícios
Para promover as vendas, usou as redes sociais, grupos de Facebook e Whatsapp e, aos poucos, o negócio foi acontecendo. Agora, com mais conhecimentos e decidida sobre o que quer após participar do MEGA, os planos são de expansão. “Eu sou completamente apaixonada pelo empreendedorismo. Meu sonho é a expandir a loja e trabalhar com mentoria junto a novos empreendedores”.
O projeto
Para que o objetivo de fomentar o empreendedorismo seja efetivo, o projeto visa levar conhecimento, informação e apoio aos participantes. É uma possibilidade de aprofundar a formação de quem já empreende e também uma alternativa para pessoas com dificuldade para ingressar no mercado de trabalho ou que querem se tornar empreendedoras por enxergarem melhores perspectivas.
O presidente do Conselho Diretor da GERAR, Francisco Essert, explica que a GERAR nasceu com a missão de estimular a geração de renda e ser uma porta de saída a programas como o Bolsa família. “O MEGA tem o objetivo de dar as ferramentas para que as pessoas possam ser protagonistas de sua própria história. É muito satisfatório ver que tantas pessoas estão conseguindo criar o próprio negócio a partir dos aprendizados conquistados no projeto ”, afirma ele.
“O MEGA tem importância para ajudar as pessoas a verem que é possível empreender, além de iluminar quem já empreende. Temos muitos relatos de mudanças significativas na vida das pessoas através do projeto. É uma capacitação gratuita, porém poderosa”, afirma o coordenador do MEGA, Marcos Costa.