Cinco dicas de ouro pra fazer um currículo certeiro no padrão 2022

2 minutos de leitura
Por
25/01/2022 11:30 - Atualizado: 25/01/2022 11:32
Foto: Freepik.
Foto: Freepik.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que atualmente são 14,8 milhões de brasileiros em busca de uma de emprego no mercado de trabalho. Portanto, quem busca conquistar a tão sonhada vaga de emprego precisa ficar atento na hora de elaborar um bom currículo para ter maiores chances de impressionar os recrutadores e de se destacar entre os demais candidatos.

>> Tudo sobre oportunidades de emprego e preparação pro mercado de trabalho

Atualmente vale mais a pena concentrar tempo e energia nos processos que fazem sentido para a sua carreira profissional do que apostar no envio do currículo em massa. “Não adianta panfletar CV para qualquer vaga, isso reduz a chance de ser lido porque os departamentos de RH já recebem muitos com esse perfil. A lógica do candidato deve ser igual a um sniper, focando nas oportunidades mais alinhadas com os seus objetivos. O processo seletivo não é medido pela quantidade de nãos, mas pelo único sim recebido”, explicou Richard Uchoa, CEO da LEO Learning.

Visando auxiliar os candidatos interessados em uma recolocação no mercado de trabalho, o especialista elencou algumas dicas essenciais para fazer um bom currículo e, com isso, aumentar as suas chances de contratação. Confira:

1 – Ordem das informações

Primeiramente, faça uma breve carta de apresentação mostrando um pouco sobre você e os objetivos profissionais. Depois, insira o histórico profissional, seguido pela formação acadêmica e outros cursos e/ou idiomas. Em seguida, inclua qualquer outra informação pertinente. Essa lógica é a mais ideal porque o RH quer primeiro compreender quem você é e qual sua experiência. Isso precisa ser bem fácil de ser visualizado e entendido. “Vale ressaltar que currículos com design podem chamar um pouco mais de atenção, mas na prática ninguém é escolhido por conta disso. O mais importante é fazer um documento claro e objetivo”, acrescenta Uchoa.

2 – Uso de palavras chaves

O envio de currículo personalizado aumenta consideravelmente a chance dele ser lido pelos recrutadores. Como afirmado anteriormente, o RH recebe centenas de currículos por dia, então você precisa pensar como o RH. Se a vaga tem algumas características e pré-requisitos, é importante personalizar o currículo com as palavras chave que estão sendo solicitadas.

3 – Tamanho e tipo de arquivo

O mais recomendado é enviar os CVS em PDF pelo fato de não ser editável e passar também uma imagem mais profissional. Em relação ao tamanho, é ideal que todas as informações estejam disponíveis em uma página – no máximo duas. “Mais do que isso é sinal de que o currículo não é objetivo e, portanto, tem boas chances de não atrair os recrutadores”, recomenda o CEO da Leo Learning.

4 – Insira as redes sociais no documento

Não se enganem, as empresas querem conhecer o perfil dos candidatos pelas redes sociais. Quanto mais fácil e transparente você for, melhor. A pessoa pode não querer que a companhia lhe ache ou até mesmo fechar o perfil, mas precisa saber que o mundo hoje é aberto. Elas vão procurar e, portanto, é importante ter um perfil apresentável para os RHs.

5 – Busque informações sobre a companhia

Pesquise muito sobre a empresa em que tem interesse em trabalhar. Se você consegue identificar os valores e personalizar essas informações no seu currículo, será bem visto. Também, busque entender melhor a demanda da empresa para que consiga se preparar para uma futura entrevista.

Dica bônus

Outra ação solicitada por algumas companhias é o envio de um vídeo currículo. Elas têm tomado essa iniciativa como uma forma de filtrar rapidamente quem realmente possui interesse pela oportunidade. Quando solicitado, prepare um vídeo de 2 minutos falando um pouco sobre você, objetivos profissionais e os motivos que levaram a se candidatar pela oportunidade. “No caso não há importância se o candidato ler um papel durante o vídeo, afinal o papel do RH não é julgar sua capacidade artística, mas a capacidade de comunicação e a clareza das ideias”, conclui Richard Uchoa.

Últimas Notícias