A festa da democracia que ocorre neste fim de semana começou no Paraná na manhã deste sábado (1º), com a distribuição das urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação do 1º turno, no domingo (2). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), as urnas começaram a ser entregues nos locais de votação do estado às 7h. Lembrando que você acompanha a apuração dos votos aqui na Tribuna.
+Em quem votar? Veja o guia da Tribuna com todos os candidatos!
O TRE-PR informou que que todas as urnas foram entregues até as 10h da manhã. Já nas escolas Adventistas, a entrega foi na tarde de sexta-feira (30), antevéspera da eleição.
Em Curitiba, há 415 locais de votação e 3.984 seções eleitorais, que tiveram as urnas transportadas por 65 veículos dos Correios. Se você ainda tiver dúvidas em quem votar, veja no Guia da Tribuna todos os candidatos.
+Leia mais! Vai votar por ideologia partidária? Veja os candidatos a deputado estadual do seu partido no Paraná
Paraná
Em razão das distâncias de alguns locais de votação situados em áreas rurais, a logística no interior será outra. O TRE-PR informou que a entrega nesses locais, que também já começou, deve ocorrer até as 13h.
O Paraná contará com 4.768 locais de votação e 25.856 seções eleitorais.
Logística
Segundo o TRE-PR, a contratação da logística de distribuição das urnas conta com a utilização de 737 veículos em todo o estado, sendo 312 de responsabilidade dos Correios e 425 da empresa JLM de Almeida. No Paraná, a soma de urnas transportadas por estas duas empresas é de 22.941.
Ainda há zonas que fazem o transporte de urnas por conta própria, através de convênios com prefeituras ou com o auxílio dos colaboradores nomeados (administradores de prédio/presidentes de mesa). A quantidade de urnas transportadas dessa forma totalizou 2.937.
+Eleições! Presos por Boca de Urna no domingo serão levados para Fórum Eleitoral de Curitiba
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participou da logística de entrega das urnas eletrônicas. Uma das urnas eletrônicas foi entregue pessoalmente pelo presidente do TRE-PR, no Lar dos idosos Tarumã, em Curitiba, na manhã deste sábado.
“Nós não podemos deixar à margem do processo os que querem, e que podem, participar da grande festa que é a eleição para exercer o seu direito à cidadania. É isso que nos motiva a trazer uma urna eletrônica, de forma inédita no país, até aonde as pessoas estão”, ressaltou o presidente.
Um dos moradores da instituição, Wilson Moreira destacou que há 12 anos não é mais obrigado a votar, mas faz questão de exercer a cidadania. O programa Cidadania Plena facilita o voto e amplia a participação da sociedade no processo eleitoral.
+Viu essa? Crime eleitoral: saiba o que pode e o que dá prisão no dia das eleições
“Assim como eu, outras pessoas têm sequelas e limitações psicomotoras e não conseguem caminhar. Temos cadeirantes e muitos idosos aqui. Então colocar urnas no asilo é de grande importância, é uma ação muito bonita porque facilita para muitos que não iriam votar por limitações. É uma atitude elogiável do TRE” comentou o idoso.