Localiza-se na margem direita do rio Tapajós, na sua confluência com o rio Amazonas. Dista cerca de 807 Km, em linha reta, da capital do Estado. A vocação natural que Santarém apresenta para o turismo ecológico e o turismo de aventura é evidente em função das suas belezas naturais: praias, cachoeiras, fauna, florestas, lagos, igarapés, sítios arqueológicos, bem como à oferta de infra-estrutura turística: hotéis com boas condições de recepção e hospedagem, restaurantes, eventos culturais, artesanato, porto com calado para receber navios transatlânticos, unidades de conservação etc.
Santarém, a Pérola do Tapajós, é dotada de belezas paisagísticas e atrativos turísticos que encantam, como as praias de Alter do Chão, Ponta de Pedras, Praia Grande, Paraíso Verde; as praças, as áreas de Várzea, a pesca artesanal e o encontro das águas dos Rios Amazonas e Tapajós.
O Encontro das Águas, trata-se de um dos mais belos espetáculos proporcionados pela natureza, em toda a região amazônica, quando as águas ocre-argilosas do rio Amazonas e as verde-azuladas do rio Tapajós correm paralelamente por alguns quilômetros, sem se misturarem. Esse espetáculo pode ser observado diariamente, a partir da orla fluvial de Santarém.