2º Turno

Pesquisa em Curitiba tem empate entre Pimentel e Graeml, diz Radar Inteligência

Na imagem, rostos de Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB).
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) são candidatos no 2º turno em Curitiba. Fotos: Divulgação/Campanhas

A Radar Inteligência divulgou neste domingo (20) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Curitiba (PR) no segundo turno das eleições municipais de 2024.

No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, há um empate técnico entre Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB), que somam 45,6% e 43,5% das intenções de voto, respectivamente – a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento espontâneo, o empate técnico persiste. Nesse caso, Eduardo Pimentel vai a 38,2% e Cristina Graeml alcança 36,3% da preferência do eleitorado.

Radar Inteligência: pesquisa em Curitiba no 2º turno

Estimulada (votos totais)

Eduardo Pimentel (PSD): 45,6%
Cristina Graeml (PMB): 43,5%
Branco/Nulo/Nenhum: 6,9%
Não sabe/não respondeu: 4%

Espontânea

Eduardo Pimentel (PSD): 38,2%
Cristina Graeml (PMB): 36,3%
Não sabe/não respondeu: 25,5%

Pesquisa também apurou a rejeição dos candidatos

Cristina Graeml (PMB): 32,2%
Eduardo Pimentel (PSD): 31,2%
Não sabe/Não opinou: 36,6%

Radar perguntou se o voto é definitivo ou pode mudar

É definitivo: 79,2%
Posso mudar meu voto: 17,5%
Não sabe/Não opinou: 3,3%

Pesquisa em Curitiba perguntou sobre expectativa de vitória

Eduardo Pimentel (PSD): 46%
Cristina Graeml (PMB): 39,3%
Não sabe/não respondeu: 14,7%

Metodologia: 816 entrevistados pela Radar Inteligência entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. A pesquisa em Curitiba foi contratada pela própria Radar Inteligência. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-09056/2024.

Por que Tribuna e Gazeta do Povo publicam pesquisas eleitorais

Tribuna e Gazeta do Povo publicam, há anos, pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Tais levantamentos fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, os jornais do GRPCOM consideram que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Leia o conteúdo original na Gazeta do Povo.

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