Eleições 2024

Filha de ex-governadora e de ex-ministro, Maria Victoria é pré-candidata em Curitiba 

Maria Victoria (PP), deputada estadual no Paraná, Foto: Divulgação/PP

Deputada estadual no terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Maria Victoria disputará a prefeitura da capital paranaense pelo Progressistas, nas eleições de outubro. A parlamentar estudou na Suíça, onde se formou em turismo.

Natural de Maringá (PR), Maria Victoria é filha da ex-governadora do Paraná Cida Borghetti e do secretário estadual da Indústria e Comércio e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros. A parlamentar é pós-graduada em gestão pública e cursou MBA em relações governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Maria Victoria presidiu a juventude progressista do Paraná, promovendo encontros para discussão dos problemas de cada região do estado. Em 2013, assumiu a presidência do PP no Paraná.

No ano seguinte, foi eleita pela primeira vez como deputada estadual com 44.870 votos. Em 2016, chegou a disputar a eleição para a prefeitura da capital paranaense, quando obteve 52 mil votos e não foi eleita.

Maria Victoria compõe a mesa diretora da Alep como segunda secretária. Ela é coordenadora das frentes parlamentares do Hidrogênio Renovável e da Primeira Infância. Além disso, participa das frentes parlamentares dos Geradores de Energia Renováveis e da Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoa com da Epilepsia da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A parlamentar defende mais investimentos em assuntos relacionados à saúde e doenças raras, inovação e energia renovável.

Em 2017, o casamento da deputada foi alvo de uma manifestação em frente à Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, em Curitiba, no local da cerimônia. Com quase quatro horas de mobilização, o casamento teve “chuva de ovos” nos noivos e convidados, que repercutiu na imprensa internacional. Na época, entre as motivações do protesto contra os políticos da família Barros estava o apoio a Michel Temer, que assumiu a Presidência da República após o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Vai encarar? Chácara pertinho de Curitiba proporciona esporte radical!
Vai encarar??

Vai encarar? Chácara pertinho de Curitiba proporciona esporte radical!

Como pagar menos EstaR em Curitiba? Dica pode salvar seu orçamento!
Só R$ 0,75?

Como pagar menos EstaR em Curitiba? Dica pode salvar seu orçamento!

Parque Vila Velha recebe visita de animal “com alto risco de extinção”
Transporte

Parque Vila Velha recebe visita de animal “com alto risco de extinção”

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.