Uma pesquisa do instituto IRG mostra que o atual prefeito Helder Lazarotto (PSD) lidera as intenções de voto para a prefeitura de Colombo (PR) nas eleições municipais de 2024. Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Lazarotto soma 27,2% das intenções de voto.

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Na pesquisa estimulada — quando os nomes são mostrados ao eleitor — Helder Lazarotto vai a 45,8% da preferência do eleitor. Na segunda colocação está Bete Pavin (MDB) com 29,8%, seguida de Sergio Pinheiro (Novo) na terceira posição, com 10,2% das intenções de voto.

IRG: pesquisa para a prefeitura de Colombo

Espontânea

Se as eleições para Prefeito de Colombo fossem hoje, em quem o(a) Sr (a) votaria?

Helder Lazarotto (PSD): 27,2%
Bete Pavin (MDB): 14,2%
Sergio Pinheiro (Novo): 3,2%
Tiago de Jesus: 0,2%
Fernando Sangue Laranja (PT): 0,2%
Nenhum/Branco/Nulo: 7,0%
Não sabe/Não respondeu: 48,2%

Estimulada

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Se as eleições para Prefeito de Colombo fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

Helder Lazarotto (PSD): 45,8%
Bete Pavin (MDB): 29,8%
Sergio Pinheiro (Novo): 10,2%
Fernando Sangue Laranja (PT): 1,5%
Nenhum/Branco/Nulo: 7,2%
Não sabe/Não respondeu: 5,5%

IRG apurou a rejeição eleitoral de cada candidato em Colombo

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Se as eleições para Prefeito de Colombo fossem hoje, e os nomes fossem estes, em quem o Sr(a) não votaria de jeito nenhum?

Bete Pavin (MDB): 36,5%
Fernando Sangue Laranja (PT): 13,2%
Sergio Pinheiro (Novo): 10,5%
Helder Lazarotto (PSD): 9,8%
Nenhum/Branco/Nulo: 7,8%
Não sabe/Não respondeu: 22,2%

Metodologia: 600 entrevistados pelo instituto IRG entre os dias 21 e 24 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela Televisão Bandeirantes do Paraná Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 4 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-00340/2024.

Por que Tribuna e Gazeta do Povo publicam pesquisas eleitorais

Tribuna e Gazeta do Povo publicam, há anos, pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Tais levantamentos fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, os jornais do GRPCOM consideram que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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