Os eleitores que não puderem votar nas Eleições de 2024 podem justificar a ausência às urnas no dia da votação pelo aplicativo e-Título. A ferramenta está disponível para download nas plataformas iOS e Android.

continua após a publicidade

Para justificar a impossibilidade de votar é simples: basta entrar no aplicativo, acessar a aba “mais opções” e selecionar “justificativa de ausência”. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no dia da eleição não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência. 

O histórico de justificativas eleitorais também pode consultado no aplicativo. É importante lembrar que não é possível baixar o e-Título nos dias de votação: 6 de outubro e 27 de outubro.

Além do e-Título, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acrescenta que também é possível justificar a ausência do voto pelo formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF).

continua após a publicidade

Entretanto, quem optar por essa alternativa deve levar, no dia da eleição, esse documento preenchido em qualquer local de votação, desde que esteja fora do domicílio eleitoral.

Como justificar o voto depois da eleição?

Já nos casos dos eleitores que não apresentam a justificativa no dia da eleição, fica aberto um prazo de 60 dias para explicar a ausência. Segundo o TSE, essa justificativa pós-eleição pode ser feita das seguintes maneiras:

  • Aplicativo e-Título;
  • Sistema Justifica
  • Formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) – formato PDF
continua após a publicidade

Em todas essas opções, o eleitor precisa comprovar o motivo da falta. Em seguida, a autoridade judiciária da zona eleitoral vai analisar cada caso.

Nas alturas!

Este bairro de Curitiba tem o aluguel mais caro; E o mais barato?

Barbaridade!!!

Comparação mostra o que dá pra comprar pelo preço do novo iPhone 16

Não perca!

Fenômeno raríssimo vai cruzar o céu em setembro; Como ver?