Com a chegada do 1º turno das Eleições 2024, alguns eleitores ficam em dúvida se pode votar sem título de eleitor. Como o documento é usado a cada dois anos, as vezes acaba sendo perdido. Por isso, a boa notícia é que sim, mesmo sem o título, o cidadão tem o direito ao voto garantido.
Conforme explicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para votar é preciso comprovar a identidade mostrando um documento oficial com foto. Por essa razão não é obrigatório levar o título de eleitor.
Inclusive, o TSE também faz um alerta: o cidadão não pode ir às urnas somente com o título em mãos. Como a versão física não possui foto, o eleitor não consegue comprovar a identidade sem apresentar outro documento.
Outra alternativa é se identificar com o e-Título – aplicativo disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Mas vale ressaltar que para se identificar somente com essa plataforma, é necessário ter feito antes o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.
“Caso a fotografia não apareça na versão digital, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar”, explica o TSE.
Qual documento preciso levar para votar?
Mesmo para quem possui o título de eleitor, também é preciso levar um dos seguintes documentos da lista:
- Identidade (RG);
- Carteira de motorista (CNH);
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
De acordo com o TSE, não são aceitos os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento.
Mesmo sem o título de eleitor e apenas com um documento oficial com foto em mãos, eleitores de todo o Brasil poderão votar no dia 6 de outubro nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios espalhados pelo país.
Mais dúvidas sobre as eleições 2024?
Eleitor que não votar nas eleições 2024 paga multa; saiba o valor
Veja o horário de funcionamento dos locais de votação em Curitiba
Dá para votar sem título? Tire suas dúvidas sobre Eleições
Onde votar? Veja como consultar seu local de votação nas eleições 2024
Como justificar o voto? Conheça as únicas formas possíveis de fazer isso