Nova pesquisa eleitoral para a prefeitura de Curitiba, revelada nesta quarta-feira (28) pela AtlasIntel, mostra o candidato Eduardo Pimentel (PSD), na liderança pela corrida à prefeitura de Curitiba. O atual vice-prefeito de Curitiba tem, segundo a pesquisa eleitoral, 38,2% das intenções de voto. Em segundo lugar está Luciano Ducci (PSB) com 12,3%, e em terceiro lugar Cristina Graeml com R$ 11,6% dos votos.
Eduardo Pimentel (PSD): 38,2%
Luciano Ducci (PSB): 12,3%
Cristina Graeml (PMB): 11,6%
Roberto Requião (PMN): 10,5%
Ney Leprevost (União): 9,8%
Luizão Goulart (Solidariedade): 2,8%
Andrea Caldas (Psol): 1,4%
Maria Victória (PP): 1%
Samuel de Mattos (PSTU): 0%
A pesquisa eleitoral para Curitiba ainda indicou os seguintes resultados:
Não sei: 4,6%
Voto Branco/Nulo: 7,8%
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Requião lidera rejeição em Curitiba
A pesquisa apontou ainda qual é o nível de rejeição dos candidatos entre os entrevistados. Veja o desempenho neste quesito abaixo para a pergunta: Você tem uma imagem positiva ou negativa desses candidatos?
Eduardo Pimentel (PSD): 31%
Luciano Ducci (PSB): 62%
Cristina Graeml (PMB): 25%
Roberto Requião (PMN): 67%
Ney Leprevost (União): 43%
Luizão Goulart (Solidariedade): 26%
Andrea Caldas (Psol): 20%
Maria Victória (PP): 52%
Registro eleitoral
A pesquisa AtlasIntel foi feita entre os dias 22 e 27 de agosto com 1.209 eleitores e a margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PR-02278/2024.
Por que Tribuna e Gazeta do Povo publicam pesquisas eleitorais?
Tribuna e Gazeta do Povo publicam, há anos, pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Tais levantamentos fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, os jornais do GRPCOM consideram que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.