A candidata à prefeitura de Curitiba Andrea Caldas (PSOL) propôs em seu plano de governo para a cidade tarifa zero e sustentável a médio prazo. De acordo com a proposta, a tarifa gratuita no sistema de ônibus da cidade poderá ser possível com a reestatização da frota e da gestão do transporte, de modo que o sistema seja realmente público.
Andrea Caldas também propõe uma tarifa mais baixa a curto prazo. Caso seja eleita, a candidata planeja implantar valor fixado mensal de R$ 50 para estudantes e desempregados. O valor seria custeado com a aplicação das sanções às empresas do transporte público que, segundo seu plano, “descumprem parâmetros contratuais e não são devidamente penalizadas”.
Confira o plano de governo de Andrea Caldas (PSOL) na íntegra:
A candidata Andrea Caldas é pedagoga com mestrado e doutorado em Educação pela UFPR. Ela começou sua carreira acadêmica na rede municipal de ensino em Curitiba, em 1988 e, hoje, integra o comitê estadual pela revogação do Novo Ensino Médio.
Foi candidata a deputada federal em 2022, sendo a segunda mais votada pelo PSOL no Paraná. Mesmo assim, não foi eleita para o Congresso Nacional.