Pesquisa de intenção de voto feita pelo Instituto Opinião, a primeira realizada após o início do horário eleitoral na televisão e no rádio, apontou Ratinho Junior (PSD) com 50% das intenções de voto para o governo do Paraná. Em seguida está Roberto Requião (PT), com 22%. O Instituto Opinião ouviu 1,2 mil pessoas em todo o Paraná entre os dias 28 e 30 de agosto. A pesquisa aponta as intenções de voto para o governo do Paraná e também para o Senado (veja mais abaixo).
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Pesquisa estimulada para governador do Paraná
- Ratinho Junior (PSD) – 50%
- Roberto Requião (PT) – 22%
- Ricardo Gomyde (PDT) – 2%
- Professora Angela (PSol) – 1%.
Joni Correia (DC), Professor Ivan (PSTU), Vivi Motta (PCB), Solange Bueno (PNM) e Adriano Teixeira (PCO) não pontuaram. Somados, os indecisos e os que preferiram não opinar são 15%.
O levantamento do Instituto Opinião também mostra que, se a eleição fosse hoje, na soma dos votos válidos, Ratinho Junior teria 65%; Requião, 29%; e Gomyde, 3%.
Pesquisa para o Senado pelo Paraná
Já a disputa pela única vaga em jogo ao Senado tem Alvaro Dias (Podemos) em primeiro lugar, com 32% das intenções de voto, contra 23% do ex-juiz e ex-aliado político de Dias, Sérgio Moro (União).
- Álvaro Dias (Podemos) – 32%
- Sérgio Moro (União Brasil) – 23%
- Paulo Martins (PL) – 8%
- Orlando Pessuti (MSB) – 2%
- Aline Sleutjes (PROS) – 2%
- Rosane Ferreira (PV) – 2%
- Desiree (PDT) – 1%
Laerson Matias (Psol), Dr Saboia (PMN) e Roberto França (PCO) não pontuaram. Somados, os indecisos e os que preferiram não opinar são 30%.
Na soma apenas dos votos válidos, Ávaro Dias aparece com 46%; Sérgio Moro, 33%; e Paulo Martins (PL), 11%.
Método de pesquisa
A pesquisa do Instituto Opinião ouviu 1.200 pessoas em 52 municípios do estado do Paraná, com idade acima de 16 anos, entre os dias 28 e 30 de agosto e tem margem de erro de 3% e nível de confiança de 95%. A consulta foi registrada no TRE (PR-09894/2022) e no TSE (BR-03073/2022).
Por que a Tribuna publica pesquisas eleitorais?
A Tribuna publica há anos as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Tribuna considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.