Pesquisa eleitoral divulgada pelo Paraná Pesquisas nesta terça-feira (6), apontou o atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Ratinho Jr (PSD), à frente do levantamento, com 56,2% das intenções de voto.
Na sequência aparece o ex-governador Roberto Requião (PT) com 23,8% das intenções de voto. Os demais candidatos não registraram dois dígitos no levantamento. Votos brancos e nulos somaram 8,6%, enquanto indecisos e que não responderam correspondem a 7,6% dos entrevistados.
A margem de erro da pesquisa do Paraná Pesquisas para o governo do Paraná é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
Intenção de voto para o governo do Paraná
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Ratinho Jr (PSD) – 56,2%
- Roberto Requião (PT) – 23,8%
- Ricardo Gomyde (PDT) – 2,5%
- Ângela Machado (Psol) – 0,4%
- Professor Ivan (PSTU) – 0,4%
- Adriano Teixeira (PCO) – 0,2%
- Joni Correia (DC) – 0,2%
- Solange Ferreira Bueno (PMN) – 0,1%
- Vivi Motta (PCB) – 0
- Brancos e nulos – 8,6%
- Não sabem ou não responderam – 7,6%
Primeiro turno: espontânea (quando uma lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado)
- Ratinho Jr (PSD) – 31,6%
- Roberto Requião (PT) – 10,1%
- Ricardo Gomyde (PDT) – 0,9%
- Ângela Machado (Psol) – 0,1%
- Joni Correia (DC) – 0,1%
- Outros nomes citados – 0,6%
- Brancos e nulos – 4,5%
- Não sabem ou não responderam – 52%
Metodologia da pesquisa do Paraná Pesquisas
A pesquisa eleitoral feita com recursos próprios pelo Paraná Pesquisas entrevistou 1.410 mil eleitores paranaenses, entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PR-09990/2022.
Por que publicamos pesquisas eleitorais?
A Gazeta do Povo e a Tribuna do Paraná publicam há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta e a Tribuna consideram que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.