BRASÍLIA, DF (UOL/FOLHAPRESS) – O atual vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul. Com mais de 95% das urnas apuradas, Mourão já soma 2.477.042 votos, ou 44,3% dos válidos.

continua após a publicidade

Ele superou Olívio Dutra (PT), que até agora tem cerca de 37%, e Ana Amélia Lemos (PSD), que registra 16,4%.

Gaúcho de Porto Alegre, Antonio Hamilton Martins Mourão ingressou no Exército em 1972, onde atuou por 46 anos. O pai dele também fez carreira militar e chegou a ser coronel.

O atual vice-presidente foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, localizada em Resende (RJ), que é a única escola de formação de oficiais combatentes do país. Mourão foi ainda assessor de estado-maior de Grandes Unidades e Grandes Comandos nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Amazônica, e trabalhou no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília.

continua após a publicidade

Também foi comandante do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, em Ijuí (RS). Como militar, Mourão participou de missões no exterior como observador militar, em Angola (1996 – 1997) e na Venezuela (2002 – 2004).

Deixou o serviço militar em 2018, assumindo a presidência do Clube Militar no Rio de Janeiro. Permaneceu no cargo até ser confirmado como candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro, que venceu as eleições daquele ano.

continua após a publicidade

Durante seu período como vice-presidente, se destacou por ser uma voz mais moderada dentro do governo Bolsonaro. Diferente do presidente, divulgou que se vacinou para a covid-19, em março de 2021, quando afirmou: “fiz minha parte”.

No entanto, durante a sua campanha ao Senado, Mourão se mostrou alinhado às ideias do presidente, lançando críticas ao STF, especialmente sobre a restrição aos decretos que flexibilizaram a posse e a compra de armas de fogo e munições.