Eleições 2022

Alvaro Dias ou Sergio Moro? Pesquisa mostra disputa acirrada ao Senado pelo Paraná

Sergio Moro e Alvaro Dias. Foto: Agência Brasil/Arquivo

Pesquisa eleitoral para o Senado Federal no Paraná divulgada pelo Paraná Pesquisas nesta terça-feira (6), apontou empate técnico entre o senador Alvaro Dias (Podemos) e o ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil).

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Dias está numericamente à frente com 31,7% das intenções de voto, enquanto Moro aparece com 27,2%. A margem de erro do levantamento do Paraná Pesquisas é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência do levantamento aparece o deputado federal Paulo Martins (PL) com 11,4%, o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) com 3%, Rosane Ferreira (PV) com 2,6% e a deputada federal Aline Sleutjes (PROS) com 2,4%.

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Intenção de voto para o Senado no Paraná

Estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

Alvaro Dias (Podemos) – 31,7%
Sergio Moro (União Brasil) – 27,2%
Paulo Martins (PL) – 11,4%
Orlando Pessuti (MDB) – 3%
Rosane Pereira (PV) – 2,6%
Aline Sleutjes (PROS) – 2,4%
Desiree Salgado (PDT) – 0,6%
Carlos Saboia (PMN) – 0,4%
Roberto França (PCO) – 0,4%
Laerson Matias (Psol) – 0,2%
Brancos e nulos – 11,1%
Não sabem ou não responderam – 9%

Metodologia da pesquisa do Paraná Pesquisas

A pesquisa eleitoral feita com recursos próprios pelo Paraná Pesquisas entrevistou 1.410 mil eleitores paranaenses, entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PR-09990/2022.

Por que publicamos pesquisas eleitorais?

Gazeta do Povo e a Tribuna do Paraná publicam há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta e a Tribuna consideram que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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