O senador Vicentinho Alves (PR-TO) foi ao Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (12) para intimar a presidente Dilma Rousseff a ser afastada do cargo, conforme decisão tomada na madrugada desta quinta-feira (12), pelo plenário do Senado.
Depois de receber a intimação, Dilma discursou já como presidente afastada aos seus apoiadores, ministros do seu governo, deputados e senadores do seu partido e simpatizantes.
“Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente”
Em seus pronunciamentos de despedida do cargo de presidente, a presidente Dilma Rousseff continuou insistindo de que sofreu um golpe do Congresso. A presidente afastada admitiu que cometeu erros, mas reafirmou que “não cometeu crimes”.
“Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente. Esta farsa jurídica da qual estou sendo alvo, é que nunca aceitei chantagem de qualquer natureza. Posso ter cometido erros, mas não cometi crimes. Estou sendo julgada por ter feito justamente tudo que a lei me autorizava fazer”, disse.
“Sofro mais uma vez a dor inominável da injustiça. O que dói é perceber que estou sendo vítima de uma farsa”, declarou a presidente afastada.
Dilma também falou da votação expressiva que recebeu: “Eu fui eleita presidenta por 54 milhões de cidadãs e de cidadãos brasileiros. E é nesta condição, na condição de presidenta eleita pelos 54 milhões neste momento – em que me dirijo a vocês – decisivo para a democracia brasileira e para nosso futuro como nação”, discursou.
Além disso ela garantiu que vai continuar lutando para “esclarecer os fatos e denunciar os riscos para o país de um impeachment fraudulento, um verdadeiro golpe”.
Presidente afastada mantém regalias
A intimação que o senador Vicentinho Alves entregou à presidente Dilma relaciona as prerrogativas que a petista terá a partir de seu afastamento. Até a decisão definitiva do seu julgamento no Senado, Dilma terá direito a permanecer na residência oficial, segurança pessoal, assistência à saúde, transporte aéreo e terrestre, remuneração e assessores.
Em seguida, Vicentinho foi para o Palácio do Jaburu e notificou o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP). Agora, o peemedebista está autorizado a assumir a presidência da República.
Assista ao pronunciamento de despedida de Dilma Rousseff:
Dilma deixa o Palácio do Planalto e posta vídeo em sua página no Facebook
Dilma faz um pronunciamento em frente ao Palácio do Planalto