O principal desafio da sétima Unidade Paraná Seguro (UPS), que será instalada na próxima semana, na Vila Osternack, nos bairros Sítio Cercado e Ganchinho, será diminuir o número de roubos. Embora os assassinatos na região sejam preocupantes, o que mais incomoda a população são os frequentes assaltos.
Na manhã de ontem, 280 policiais militares e 20 policiais civis, além de guardas municipais, iniciaram uma operação de congelamento, que inclui barreiras, abordagens e revistas, principalmente na Rua Eduardo Pinto da Rocha. A intenção é tirar de circulação armas, drogas e foragidos. Eles deverão permanecer na vila até domingo. “Depois, a quantidade de homens se reduz, mas com planejamento operacional. O policiamento é permanente”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, a UPS terá sua sede na Vila Osternack, mas a ocupação deverá atingir áreas vizinhas, como as Moradias Sambaqui, no Sítio Cercado, e as Moradias 23 de Agosto e Madre Tereza, no Ganchinho, que também apresentam alto índice de homicídios.
Roubos
Para Vilma de Jesus, que mora no Osternack há 20 anos, a presença da polícia é um alívio. “Quando a viatura ficava perto do tubo de ônibus, já era muito bom. Agora será melhor ainda”, acredita.
O vizinho Antônio Sebastião da Silva também está otimista. “Muitas vezes a gente liga para a polícia e eles só vêm quando não precisa mais. Dificilmente encontramos uma viatura na rua. Com eles aqui temos mais liberdade”, afirmou. Ele e a esposa, Marina Filomena de Souza, moram na vila há 13 anos. “Aqui é muito perigoso. Para fazer compra, tem que ser correndo e sempre acompanhada. Tem muito assalto”, desabafou Marina.”Já fui assaltado mais de 40 vezes aqui”, afirmou o cobrador de ônibus José Mendonça.
Apreensões
Durante o dia, uma pessoa foi detida com mais de 80 pedras de crack, dois foram encaminhados à delegacia com pouca quantidade de maconha, um foragido da Colônia Penal Agroindustrial foi recapturado e um carro foi apreendido, porque o motorista estava sem habilitação.
Unidades
A UPS Vila Osternack é a sétima unidade instalada em Curitiba. As outras estão no Uberaba, no Parolin e na Cidade Industrial (Moradias Caiuá, Vila Nossa Senhora da Luz, Moradias Sabará e Vila Verde).
Veja na galeria de fotos a instalação da UPS.