O Atlético viverá amanhã um dia histórico. Das 10h às 19h, na Arena da Baixada, acontece a maior eleição de todos os tempos do clube que vai definir qual grupo vai comandar o Furacão nos próximos quatro anos (2016-2019). No embate entre as duas chapas, a da situação, CAPGigante, liderada por Mário Celso Petraglia, e da oposição, Atlético de Novo, do advogado Henrique Gaede, o clima esquentou de vez nos últimos dias e, em alguns momentos, os concorrentes deixaram de lado as propostas para promover ataques pessoais. Perfis falsos em redes sociais, brigas em frente ao estádio entre representantes das chapas, ofensas a mulheres e o baixo nível de discussão entre os candidatos nortearam as campanhas dos dois grupos.
Durante esta semana, a chapa CAPGigante convocou uma entrevista coletiva para apresentar um dossiê contra João Alfredo Costa Filho, candidato ao Conselho Administrativo da chapa Atlético de Novo. Petraglia apresentou uma lista de documentos contendo dívidas trabalhistas de Costa Filho que, estava do lado de fora para apresentar suas certidões de débitos quitadas com a Justiça.
Os dois grupos, tão logo encerrou-se o prazo de inscrição das chapas, pediram a impugnação dos seus concorrentes, mas tiveram suas solicitações negadas pela Junta Eleitoral do Atlético. A chapa CAPGigante, anteontem, insistiu e divulgou que João Alfredo Costa Filho, por conta dos processos citados no dossiê, era inelegível. Mesmo assim, a inscrição de ambas as chapas foram confirmadas e vão concorrer normalmente ao pleito. A atual gestão negou-se a entregar os contatos do colégio eleitoral para o grupo de oposição e utilizou todas as formas de comunicação para fazer campanha junto aos sócios.
Esta será a maior eleição da história do Atlético. Ao todo, o Furacão conta atualmente com 9.500 associados aptos a votar e pela primeira vez urnas cedidas pelo TRE-PR serão utilizadas no pleito. Este número é superior ao de eleitores de mais da metade dos 5.570 municípios do Brasil. Poderão votar os sócios que tenham mais de três anos de vida associativa ininterrupta e que estejam com mensalidades em dia.
Com relação a última eleição, no final de 2011, quando a chapa CAPGigante venceu, 7.688 associados estavam aptos a votar, mas só 4.794 participaram do pleito.
Sócios
A chapa da oposição teve acesso somente ontem, no início da tarde, à lista dos associados que terão direito a voto nas eleições do Atlético, que acontecem amanhã, das 10h às 19h, na Arena da Baixada. A atual diretoria cumpriu a decisão liminar expedida pela 19ª Vara Cível de Curitiba. Os contatos, no entanto, foram entregues de maneira desordenada e o grupo oposicionista não conseguirá fazer a campanha da maneira que desejava.
A listagem com os contatos deveria ter sido entregue na quarta-feira à tarde, mas por conta de dois recursos indeferidos pela Justiça, houve o atraso para o cumprimento da decisão judicial. Por outro lado, a chapa da situação, CAPGigante, está fazendo campanha via e-mail, SMS e telefone há alguns dias de forma contínua.
Confira aqui a entrevista com Luiz Sallim Emed, candidato da situação!
Leia as propostas de João Alfredo Costa, candidato da oposição!