A população idosa do Brasil está aumentando e deve triplicar até 2050, segundo o IBGE. Isso significa que o mercado de trabalho está em alta para quem cuida dessas pessoas, mas se você quer conseguir uma vaga na área, deve fazer um curso de cuidador da pessoa idosa.
A rotina intensa de trabalho, filhos e outras atividades faz com que muitas famílias procurem o serviço de cuidadores de pessoas idosas para ajudarem com seus familiares. Este conteúdo é para você conhecer melhor a profissão e descobrir como capacitar-se para entrar no mercado de trabalho.
Quem é o cuidador de pessoa idosa?
O cuidador de pessoa idosa será responsável por acompanhar, oferecer segurança e suporte no dia a dia, nas limitações físicas, mentais e/ou enfermidades.
O cuidador pode atender em domicílio, em alguma clínica ou instituição privada. No dia a dia, além de atender necessidades dos idosos, o profissional também estimula a autonomia, mesmo que seja para realização de tarefas simples, como pentear os cabelos, por exemplo.
Quanto ganha?
Como a atividade de cuidador de pessoas idosas está em processo de regulamentação, ainda não há piso para a profissão. Enquanto isso, a função enquadra-se na categoria de trabalhadores domésticos, com valor inicial de um salário mínimo e as garantias trabalhistas, como: décimo terceiro, férias, seguro desemprego, entre outras.
Além disso, a média salarial pode variar de acordo com alguns fatores, como Estado onde exerce a carreira, empresa contratante e jornada de trabalho (de 12×36 horas ou 24×24 horas, por exemplo).
O que faz?
O trabalho do cuidador de idosos exige muita atenção, paciência e responsabilidade do profissional, que no dia a dia desempenha atividades como:
- Cuidar da alimentação, hidratação, administração dos medicamentos, higiene e outros cuidados básicos necessários para qualidade de vida e bem-estar do idoso.
- Ajudar na locomoção e realização de atividades físicas.
- Acompanhar o idoso em atividades sociais, consultas médicas e realização de exames.
- Atentar-se ao estado de saúde do idoso e comunicar aos familiares qualquer problema.
O que não pode fazer?
Embora seja responsável por garantir o bem-estar do idoso, algumas atividades não são pertinentes ao cuidador:
- Serviços domésticos gerais na casa onde o idoso vive.
- Aplicar medicamentos que não foram receitados pelo médico.
- Receitar medicamentos e tratamentos.
- Servir familiares do idoso e visitas.
- Passear com animais de estimação.
- Realizar alguns procedimentos específicos do Técnico de Enfermagem. Cuidar das crianças da casa.
- Desrespeitar o Estatuto da Pessoa Idosa.
Como tornar-se um cuidador de pessoa idosa?
Você não precisa ter formação superior ou segundo grau completo para atuar na área. É necessário realizar o curso de Cuidador de Pessoa Idosa para adquirir todos os conhecimentos teóricos e práticos essenciais para exercer a profissão.
Além disso, algumas características são importantes para a rotina profissional, tais como: empatia, responsabilidade, amabilidade, paciência, tolerância, gostar de ajudar, ser uma pessoa observadora e prestativa entre outras.
Curso de cuidador de Pessoa Idosa
Se você deseja atuar profissionalmente nessa área é importante realizar um curso de cuidador de pessoa idosa, como o oferecido pela Unitec Escola Técnica, do Paraná, referência na área de saúde e na qual o valor da parcela é fixo do início ao fim.
A formação qualifica o aluno para auxiliar o idoso, seja em casa ou no hospital, com cuidados específicos para ajudar o paciente nas atividades cotidianas, como alimentação, higiene e necessidades especiais.
O curso de cuidador de pessoa idosa tem duração de menos de um ano. Na Unitec, em cinco meses o aluno já está apto para começar a trabalhar
A Unitec chegou ao Paraná em 2009 com a experiência de já ter formado mais de 17 mil alunos do Rio Grande do Sul. Com cinco polos de ensino em Curitiba e na região metropolitana, a instituição oferta, entre outros cursos, o de Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Socorrista e Resgatista, entre outros.
Para oferecer uma formação de excelência, a Unitec conta com laboratórios equipados e mantém parceria com mais de 60 campos de estágio para que os alunos possam executar as atividades práticas.
Clique aqui e conheça o curso técnico de cuidador de idosos da Unitec.
Tem dúvidas sobre algum curso? Fale com a Unitec diretamente pelo WhatsApp clicando aqui!