As habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades diárias vem sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas em seus processos seletivos.

O psicólogo americano Daniel Goleman afirma que competências como empatia, colaboração, resiliência e comunicação são baseadas na inteligência emocional e capazes de distinguir profissionais incríveis da média.

Por isso, se você está se preparando para o mercado de trabalho e deseja se tornar um profissional mais completo, precisa dominar um conceito muito importante: soft skills.

Mas afinal, o que são soft skills?

São as habilidades pessoais que possibilitam gerenciar as emoções, desenvolver um bom relacionamento interpessoal e trabalhar de forma colaborativa. Veja a explicação do professor de Administração, Lucas Finoti.

Ou seja, as soft skills estão diretamente ligadas à maneira como lidamos com as pessoas à nossa volta. E por que isso é tão importante para o mundo corporativo?

Com as mudanças do mercado de trabalho, profissionais que sabem motivar seus colegas e conseguem gerenciar conflitos tendem a ser mais valorizados.

Por isso, essas características se tornaram tão ou mais importantes que as competências técnicas (hards skills).

Por que as soft skills são tão importantes?

Autor do best-seller Inteligência Emocional, o psicólogo Daniel Goleman diz que existe uma distância muito grande entre o que os gestores esperam de recém-formados e o que esses oferecem de fato.

Segundo ele, apesar da maioria dos contratados possuírem as habilidades técnicas necessárias para o desempenho do trabalho, eles não dão a devida importância ao valor da inteligência emocional no ambiente de trabalho.

Um levantamento da Page Personnel (consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão) indicou que nove em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.

Soft skills em alta no mercado

Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades buscadas pelos líderes de empresas. Foto: Shutterstock

As empresas já perceberam (e você precisa perceber, também) que não basta ter competências técnicas para ter uma carreira de sucesso, o profissional precisa desenvolver suas habilidades comportamentais (soft skills).

E embora isso não seja uma tarefa fácil, algumas delas já fazem parte do nosso cotidiano.

Exemplos de soft skills:

  • Colaboração;
  • Comunicação eficaz;
  • Empatia;
  • Trabalho em equipe;
  • Flexibilidade;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Criatividade;
  • Orientação para resultados;
  • Resiliência;
  • Liderança de equipe.

Como desenvolver as soft skills

De acordo com a carreira escolhida, um conjunto de soft skills pode ser mais relevante do que outro.

Por isso, a primeira coisa a fazer antes de desenvolver suas habilidades comportamentais é pensar quais delas vão ser mais relevantes para sua progressão no mercado de trabalho.

1 – Prepare sua mente para aprender

Sua mente precisa estar aberta o suficiente para aprender. Comece com passos menores e mais práticos.

Pratique a escuta ativa e a empatia com seus colegas de trabalho ou de faculdade. Em seguida, reflita como isso alterou sua relação com eles e quais benefícios foram gerados.

2 – Reserve um tempo para refletir

A correria do dia a dia, muitas vezes, nos impede de parar e refletir. Mas é fundamental reservar um momento do seu dia para a autorreflexão.

Quando estiver refletindo, pense em quais soft skills você já tem, quais tem aptidão natural e quais precisam ser melhoradas ou desenvolvidas.

3 – Não perca a oportunidade de praticar

Assim como muitas coisas da nossa vida, as soft skills também são aperfeiçoadas com a prática. Por isso, sempre que tiver oportunidade, pratique determinada habilidade.

Faça isso diversas vezes, até que consiga ver o resultado. Se no começo não funcionar tão bem, não desista, continue tentando até conseguir.

4 – Dê e receba feedbacks

Assim como você tenta aperfeiçoar suas habilidades, outras pessoas fazem o mesmo. Entenda que em um ambiente saudável de trabalho não existe competição.

Por isso, não meça esforços para ajudar um colega com dicas e conselhos. Assim, você também receberá feedbacks, mas nunca leve-os para o lado pessoal, encare-os como uma oportunidade para crescer.

Agora que você já sabe a importância das soft skills para seu desenvolvimento profissional, é hora de começar a traçar seus planos, observar o que você precisa desenvolver e como pode fazer isso.

Uma boa forma de desenvolver as soft skills é na graduação, quando você inicia sua preparação para o mercado de trabalho, de preferência em uma instituição que lhe ajude a potencializar suas habilidades.

O UniBrasil é uma instituição de excelência, com mais de 20 anos dedicados à educação, que vem se destacando e ficando entre as melhores instituições de ensino superior do Paraná.

Acesse: ingresse.unibrasil.com.br e saiba mais.