Descubra qual é a gramatura ideal para panfletos, cartões de visita, convites, cardápios e demais materiais gráficos
Para ter qualidade nos materiais gráficos, a gramatura do papel faz toda a diferença. Esse fator influencia diretamente na resistência e espessura do material, o que pode ser determinante para o produto causar o impacto desejado.
Se você quer saber qual a gramatura ideal para seu projeto, acompanhe este artigo. Você saberá qual a diferença entre gramatura e espessura, a densidade de papel adequada para cada material e muito mais.
O que é gramatura de papel?
A gramatura de papel é a medida que indica a densidade do material, ou seja: o peso em g/m². Dessa forma, quanto maior a gramatura, mais pesado é o papel.
A gramatura também influencia se o papel é grosso ou fino, entretanto, ela não é medida de espessura. Esta é indicada por micrômetros (µm) e se refere à distância entre duas faces do papel.
Portanto, a gramatura é uma medida do peso da celulose, cargas e aditivos, enquanto a espessura depende da compactação das fibras, que varia conforme a marca.
Um mesmo tipo de papel pode ter diferentes gramaturas. O A4, por exemplo (a folha sulfite comum), pode ter gramatura de 75g/m², 90g/m², 120g/m² ou 180g/m².
Para saber a gramatura, é necessário ter uma balança de gramatura, ou pesá-lo em uma balança de precisão e fazer os cálculos.
Você não precisa aplicar tudo isso se fizer sua impressão em uma gráfica de confiança, pois a decisão de qual papel usar varia conforme a necessidade e função do material gráfico.
Tipos de gramatura de papel
Cada material gráfico (banner, revista, cartão de visita) é indicado para certas faixas de gramatura. Confira as principais:
Gramatura de 75g a 120g
Impressoras comuns costumam trabalhar com gramaturas entre 75g/m² e 90g/m². Elas são bastante encontradas no dia a dia, atendendo funções como papéis timbrados e receituário.
Gramaturas um pouco mais pesadas (90g/m² a 120g/m²) são muito utilizadas para panfletos, miolos de agendas e cadernos.
Nessa faixa de gramatura, entram papéis como o sulfite, color plus e offset.
Gramatura de 120g a 240g
Agora, entramos nas gramaturas de papéis mais resistentes, proporcionando materiais gráficos de qualidade superior. As possibilidades dessa faixa de medida incluem fotografias, convites, cartazes, entre outros.
Essa gramatura serve a diversos tipos de papéis, como offset, aspen, vergê e couchê.
Gramatura de 250 a 350g
Essa é a faixa de gramatura mais pesada que existe. Ela atende muito bem trabalhos com aquarela e desenhistas profissionais que necessitam de um papel bastante resistente. Além disso, dão altíssima qualidade gráfica a materiais como cardápios, catálogos, convites, tags e cartões..
Exemplos de papéis para gramatura pesada: papéis especiais, couchê, triplex e duplex.
A qualidade vai além da gramatura
Saber qual a gramatura de papel ideal para o seu projeto gráfico é muito importante. Entretanto, o que mais pesa no resultado é a qualidade da empresa que fará seus materiais.
Por isso, faça seus materiais na Tecnicópias, reconhecida e tradicional gráfica de Curitiba. São quase 40 anos de funcionamento, prezando pela agilidade na entrega e uso das melhores tecnologias de impressão, que dão um acabamento diferenciado aos seus projetos.
A empresa trabalha com diversas gramaturas, garantindo a impressão ideal para sua necessidade. Além disso, você pode conferir o papel no mostruário ou, se preferir, levar o próprio papel. Qualquer dúvida, os profissionais estão de prontidão para ajudar na escolha.
Entre em contato com a Tecnicópias e tenha o melhor serviço gráfico para o seu negócio.