Bebê precisa de cuidados com a gengiva, mesmo sem dentes? E os dentes de leite? Hoje, os profissionais já sabem que pais e mães que levam a criança no dentista desde cedo conseguem criar adultos que estão acostumados a essa rotina de cuidados. Assim, desenvolvem menos problemas como cáries e gengivite.
O indicado é que a primeira visita do seu filho ao dentista seja feita logo no primeiro ano, entre os 6 ou 7 meses, e depois dos dois anos o acompanhamento deve continuar de forma semestral.
Um bom ortodontopediatra vai tirar todas as suas dúvidas, auxiliando durante o processo de crescimento dos dentes e ensinando a criança a cuidar da higiene bucal.
Além disso, esse profissional é preparado para manter um ambiente agradável, sem gerar traumas relacionados às consultas e mostrando que ir ao dentista é uma atividade normal da rotina — e não algo que deve causar ansiedade ou medo.
Confira algumas dicas importantes para promover a higiene bucal do seu filho desde a primeira infância:
Antes do desenvolvimento dos dentes
Antes de levar a criança ao dentista regularmente, é essencial realizar as primeiras consultas enquanto ela ainda é um bebê, pois a higiene bucal deve começar antes mesmo dele ter dentes.
Apesar de ainda não ser possível realizar a escovação nessa fase, você deve aprender a limpar a gengiva e entender quais são os cuidados necessários para evitar o surgimento de doenças na cavidade bucal.
Além disso, o momento do surgimento dos primeiros dentes, que começa a partir dos seis meses e termina por volta de um ano e meio, exige o acompanhamento e as orientações de um profissional capacitado para evitar problemas e garantir a saúde e o bem-estar do seu bebê durante todo o seu desenvolvimento.
A cirurgiã dentista, Dra. Bruna Karas Brum (CRO: 31.155) explica quando começar a levar a criança ao dentista.
A prevenção com dentes de leite
Apesar de não serem permanentes, os dentes de leite devem ser muito bem cuidados, pois também podem sofrer com doenças gerando dores e incômodos desnecessários.
Portanto, esse é o momento em que os principais hábitos de higiene devem ser ensinados e incentivados por toda a família, orientando a criança desde pequena sobre a importância da prevenção.
Invista em pastas infantis com sabores, compre uma escova e fio dental de qualidade, e mostre que esses produtos devem fazer parte da rotina, sendo utilizados duas ou três vezes ao dia.
Além disso, faça retornos periódicos a um dentista de confiança que mostre os resultados dessa boa higiene e incentive o pequeno a continuar sempre se prevenindo.
Com esses hábitos simples, ele vai crescer sem medo do dentista e entendendo a importância de se cuidar!
Conheça a Sorridents
A rede de clínicas mais premiada da América Latina, a Sorridents nasceu com o objetivo de cuidar do sorriso de todos.
Você encontra especialistas em odontopediatria que possuem salas específicas para atendimento infantil e um espaço kids projetado para atendê-los.
Assim, o seu filho vai se sentir confortável e desenvolverá hábitos saudáveis que vão trazer diversos benefícios ao longo da sua vida.