Como financiar um apartamento? Essa pergunta é essencial se você quer comprar um imóvelcom taxas e parcelas mais acessíveis.
Por isso, separamos 6 passos para você entender como comprar um apartamento financiado. Continue lendo.
1 – Analisar a documentação
O primeiro passo é entregar a sua documentação para a construtora, sendo ela: RG ou CNH, CPF, certidão de casamento, comprovante de residência, holerite, carteira de trabalho, imposto de renda. Pode ser que peçam mais documentos, mas esses são os básicos. Já deixe-os separados para ir preparada!
Com os documentos em mãos, a construtora fará a análise e confirmará se o seu perfil se enquadra em algum financiamento de imóvel.
2 – Escolher um banco
Nesta etapa, você tem duas opções: escolher o banco que deseja para o financiamento ou seguir com o banco parceiro da construtora.
Antes de tomar a decisão, reflita sobre os pontos positivos e negativos de cada banco. Responda às seguintes perguntas:
- Qual tem mais credibilidade?
- Quais são as taxas de juros?
- Qual é o custo efetivo total?
- Quais são os benefícios?
3 – Descobrir o valor disponível
Depois de escolher o banco, ele irá analisar o seu perfil financeiro e disponibilizar um valor para o financiamento. Caso você não goste da proposta, pode simular em outro banco.
4 – Negociar com a construtora
Se o financiamento do banco não cobrir todo o valor do imóvel, você pode negociar com a construtora o valor excedente.
5 – Assinar o contrato
Essa é a melhor parte!
Neste passo você fecha negócio, assina os contratos com a construtora e com o banco. Depois, é só esperar para pegar a chave, o que pode demorar mais se você estiver comprando na planta.
6 – Planejar o pagamento
Você achou que tudo acabava no sonho sendo realizado? Tem ainda essa parte muito importante para que tudo dê certo: o planejamento financeiro.
É primordial que você separe o dinheiro das parcelas todo o mês, sem exceção. Você pode aprender mais sobre planejamento financeiro clicando aqui.
Escolha a construtora
Após aprender como financiar um apartamento, você precisa ir atrás de uma construtora de confiança. A Rottas, por exemplo, oferece diversos benefícios para os seus clientes, como:
– Análise da documentação;
– Dicas de como aumentar as chances de conseguir um financiamento;
– Entrada parcelada;
– Documentação grátis para imóveis vinculados ao programa Casa Verde e Amarela;
– Uma das taxas de juros mais baixas do mercado;
– Facilidades de pagamento.