Qual esporte ou exercício você pratica? Corrida, academia, futebol, crossfit? Independente de qual seja, existe uma parte do corpo muito conhecida dos atletas que precisa de atenção em todas elas: os joelhos. Já sentiu dor ou estalo no joelho depois de fazer sua atividade?
Fique atento, pois pode ser um sinal de que há algo errado e que precisa de cuidados médicos.
Mas, calma, não é para ficar assustado. É importante que você entenda as possíveis causas dessa dor e não deixe passar nenhuma condição que pode acabar com suas horas de lazer.
Por isso, separamos as principais causas de dor ou estalo no joelho após a prática de esporte e o seu diagnóstico. Continue lendo!
Lesão na patela
A patela, ou rótula, é o osso da parte da frente do joelho que é responsável pela conexão dos músculos do quadril e da coxa com a perna. É ela que transmite força para a extensão do joelho e protege a região anterior da articulação.
Esse osso não é qualquer um. Ainda mais que, sem a patela, você perde a força para movimentar o seu joelho e subir alguns lances de escadas pode ser tornar algo quase impossível. Agora imagina praticar algum esporte!
O deslocamento da patela, por exemplo, pode acontecer enquanto você está praticando algum exercício físico ou ser uma condição genética. Os sintomas normalmente são dores, dificuldade de esticar o joelho, inchaço, sensação de que a patela está solta e estalos.
Além dessa lesão, também podem surgir a Condromalácia Patelar e a Tendinite Patelar.
A primeira ocorre por conta da sobrecarga do joelho que acaba danificando a cartilagem da região.
A segunda, também conhecida como Joelho de Saltador, é uma lesão do tendão que liga a patela com o osso da perna. Essa é bem comum em quem pratica esportes como futebol e atletismo, porque são atividades com movimentos bruscos.
Lesão meniscal
Os meniscos são estruturas localizadas no centro do joelho e são amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e distribuidores das cargas da articulação.
O joelho tem dois meniscos, o medial, que fica do lado interno, e o lateral, do lado externo. Eles são fundamentais para a articulação do joelho.
Para você ter uma ideia, sem os meniscos, chutar uma bola fica impossível, porque o impacto do movimento da perna com o objeto precisa de um amortecedor entre os ossos — imagine a dor do impacto dos ossos colidindo entre si.
As causas não são muito diferentes da lesão da patela, e também estão relacionadas a movimentos bruscos em atividade físicas e atividades cotidianas que exigem certo esforço. Nesse caso, porém, a idade também é um fator significativo, por conta do desgaste ao longo dos anos e de doenças como artrite e artrose.
Os sintomas da lesão no menisco são: dor no joelho, derrame articular ou água no joelho, inchaço, limitação e travamento da articulação do joelho.
Como é feito o diagnóstico de lesões no joelho?
O diagnóstico normalmente é feito por um médico especialista, o ortopedista. Na própria consulta, ele pode identificar a lesão e a confirmação acontece através exames de imagem, especialmente a ressonância magnética.
Esse tipo de exame se tornou “padrão-ouro” no diagnóstico de lesões no joelho, uma vez que identifica o local, o tipo e as lesões associadas, que podem ser de ligamentos e cartilagens.
Conte com a Primamed
Depois de se consultar com o ortopedista, não deixe de fazer os exames requisitados, para que o seu desconforto melhore, é extremamente importante continuar o tratamento. E, caso você tenha dúvida de onde encontrar uma clínica de diagnóstico por imagem confiável, não se preocupe, porque a Primamed oferece todo o cuidado e a atenção que você merece.
A Primamed tem um atendimento humanizado, com diagnósticos precisos e pontuais, oferecendo serviços de diagnóstico por imagem de qualidade. Além disso, ela é a única clínica de radiologia e diagnóstico por imagem em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Clique e agende agora o seu exame pelo Whatsapp!
Primamed
Rua Bolsão dos Papagaios, 48, Centro, Pinhais.
Diretora Clínica: Dra. Flávia Orizzi de Souza Sandrin – CRM/PR: 27.862
Diretor Técnico: Dr. Lucas Azevedo Lopes de Andrade – CRM/PR: 35.637