Os problemas de refração ocular são comuns no mundo inteiro. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) há aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas com algum problema de visão, e metade tem problemas que podem ser corrigidos ou evitados.
Nesse texto, você vai conhecer e entender a diferença entre os principais problemas de refração ocular: miopia, astigmatismo e hipermetropia.
Continue lendo para descobrir.
O que é refração ocular?
Imagine que dentro do nosso olho existe uma espécie de “telão de cinema” e que tudo que está à nossa volta (o mundo, as pessoas e as coisas) emite algum tipo de luz.
A gente enxerga porque essas luzes “entram” nos nossos olhos e formam imagens nesse “telão de cinema” que existe lá dentro — que, na verdade, é a retina.
Isso é a refração ocular: a formação de imagens na retina, através dos feixes de luz vindo do ambiente.
Porém, quando existe alguma alteração no formato do nosso olho e a luz não consegue formar imagens corretamente na retina, surgem os erros de refração, também conhecidos como miopia, astigmatismo, hipermetropia e outros.
Vamos conhecer cada um deles.
O que é miopia?
A miopia acontece quando o formato do olho faz com que as imagens sejam formadas antes da retina.
Como uma pessoa com miopia enxerga, então? Pela imagem não chegar à retina, a miopia causa dificuldade em enxergar ao longe.
Se a pessoa tiver apenas miopia, sua visão de perto é bem nítida, mas, distante, tudo parece borrado.
Os seus sintomas são:
- Visão embaçada ao longe;
- Dor de cabeça;
- Dor nos olhos;
- Visão cansada.
O que causa a miopia?
A causa da miopia está no formato do globo ocular, que fica muito comprido, e no formato da córnea, que fica muito curva. Não há uma justificativa clara do porquê isso ocorre, mas a miopia está altamente associada ao fator genético. Se o pai ou a mãe têm, é muito comum que os filhos também tenham.
Além desses fatores, o uso excessivo de eletrônicos pode ser um agravante, por cansar muitos os olhos.
O que é astigmatismo?
O astigmatismo ocorre quando a curvatura da córnea é anormal. Ao invés de ter um formato redondo, a córnea tem uma curvatura oval. Por conta disso, a luz não consegue focar completamente na retina.
Como uma pessoa com astigmatismo enxerga? Tanto de perto, quanto de longe, tudo fica desfocado.
Os seus sintomas são:
- Visão dupla;
- Dificuldade em ler;
- Fotofobia;
- Dor de cabeça
- Visão cansada.
O que causa astigmatismo?
O fator genético, lesões oculares, cirurgias e algumas doenças são algumas das causas do astigmatismo.
O que é hipermetropia?
A hipermetropia é o oposto da miopia, ou seja, a dificuldade é para enxergar de perto. Esse problema de refração ocular ocorre quando o globo ocular é menor ou a córnea é menos curva. Por conta disso, os raios de luz ficam atrás da retina, sendo que o certo é exatamente em cima.
Os seus sintomas são:
- Visão embaçada de perto;
- Visão cansada;
- Dor nos olhos;
- Dor de cabeça.
O que causa hipermetropia?
A causa da hipermetropia está relacionada à hereditariedade, algumas doenças, tumores e medicamentos. Alguns pesquisadores realizam estudos que tentam associar esse problema a questões ambientais.
Leia também: qual o melhor colírio para os olhos?
Encontre o óculos para o seu problema de refração ocular
Após sua consulta com o oftalmologista, chega o momento de ir à ótica e escolher sua armação e a lente. Esse pode ser um momento difícil, porque você tem que tentar acertar na qualidade de seus óculos.
No Instituto dos Óculos, você pode escolher qualquer modelo que, em casos de dificuldade de adaptação, a empresa faz lentes novas sem custo. Além disso, a ótica tem um laboratório com certificado internacional.
Há uma diversidade de lentes e modelos de armação de qualidade para você escolher, com ótimo custo-benefício.