Confira as principais recomendações para iniciantes que buscam na internet um meio de prosperar financeiramente
Vender na internet é uma possibilidade incrível. Praticamente, todo mundo está conectado e você pode encontrar pessoas interessadas nos mais diversos produtos.
Então, para ter sucesso, é preciso considerar vários aspectos na hora de colocar seus produtos à venda no meio digital.
Pensando nisso, reunimos as principais dicas de vendas online para iniciantes. Mas, antes, confira as recomendações da Dreisi Bueno, analista de marketing da Fonzaghi:
Descubra!
1 – Estruture sua proposta
O e-commerce brasileiro registrou, em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020. Os dados são da Neotrust, empresa que monitora 85% do setor no país. Além disso, a expectativa é terminarmos 2022 com uma alta de 9% do comércio online, com faturamento recorde de R$ 174 bilhões.
Portanto, podemos afirmar que o mundo digital é um terreno fértil para vendedores. Inclusive, graças às redes sociais, não é preciso ter uma loja digital para vender. Isso acelera o processo de venda e deixa os vendedores mais confortáveis para tentar várias estratégias em diferentes canais.
Contudo, você ainda precisa estruturar o básico do seu negócio: qual produto venderá? Qual sua faixa de preço? O que você quer que as pessoas sintam quando acessam o seu perfil digital?
Principalmente para quem está começando e ainda não tem uma presença forte nas redes sociais, estruturar o básico do negócio é garantir que você sabe muito bem o que está fazendo e aonde quer chegar.
Portanto, centralize seus esforços no que é mais importante e estruture muito bem a proposta da sua marca, definindo principalmente seu produto e seu público-alvo.
2 – Mapeie seu público-alvo
Escolhido o produto, é preciso mapear seu público-alvo.
Você sabe quem você quer atingir, mas é fundamental estudar a fundo as pessoas que se interessaram pelo seu produto e definir suas idades, classes sociais e interesses. Afinal, você estará vendendo pela internet. É preciso saber o que essas pessoas gostam, o que elas costumam consumir online e qual o seu perfil digital.
Esses dados são importantíssimos para definir as estratégias de venda e por qual meio você venderá. Por exemplo: se o seu público não tem tempo para ver vídeos longos, não adianta criar estratégias no YouTube, certo?
Além disso, seu público-alvo pode estar em diferentes redes sociais, e vai da sua pesquisa descobrir onde ele está e por qual rede você terá mais sucesso em atingi-lo. O mesmo vale para a forma como você comunicará sua venda. É preciso garantir que esse cliente perceba sua presença online e se sinta curioso para saber mais sobre os seus produtos.
3 – Desenvolva personalidade
Puxando o gancho do tópico anterior, mesmo que você tenha definido estratégias de acordo com seu público-alvo, isso não é garantia de que você irá atingi-lo. Isso, porque existem outros fatores em jogo — um deles é o diferencial da sua marca.
Portanto, procure desenvolver a personalidade da sua loja: quais cores você usará mais? quais argumentos você usará?como serão os textos no perfil? Divertidos, elegantes, informais?
Perfis genéricos raramente chamam a atenção do público. Quando esse potencial cliente acessar seu perfil, ele precisa se sentir encantado, motivado e seduzido a realizar a compra.
Caso contrário, ele irá embora e nunca mais se lembrará do seu perfil.
4 – Amplie suas redes
Como dito anteriormente, não é preciso ter uma loja virtual para vender.
Estamos falando do Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube, Pinterest, para citar os principais. Escolher algumas delas e criar conteúdos exclusivos, bem pensados e interessantes é uma excelente maneira de fortalecer sua marca. Lembre-se apenas de manter a regularidade nas suas postagens e de sempre priorizar conteúdos que sejam interessantes para seus clientes.
Afinal, para ser lembrado, é preciso ser visto e ser interessante. No meio digital, essa máxima é ainda mais importante para garantir vendas.
5 – Estude e se especialize
Busque aprimorar seus conhecimentos e estudar as redes sociais que escolheu atuar. Essa é a principal maneira de aproveitar tudo que elas oferecem. Essa dica diz respeito ao funcionamento da rede (como postar, como interagir, como aumentar minha visibilidade) e às características dela.
Por exemplo, você pode usar o YouTube para lançar reviews dos seus produtos, se esse é um conteúdo que interessaria seus clientes e faz sentido com os segmentos de mercado em que você está. Mas, dependendo da sua estratégia, talvez esse vídeo funcione melhor se for mais curto e estiver no Instagram.
Para descobrir isso, só pesquisando a fundo as redes e fazendo testes. Nem sempre sua ideia funcionará e é preciso paciência para fazer testes. Só assim você criará as estratégias que funcionam para você e seu negócio.
O que achou das dicas descritas neste artigo?
A Fonzaghi é uma empresa de consignados que trabalha com diferentes segmentos: joias, roupas íntimas, produtos sensuais e cosméticos. Para garantir que suas consultoras tenham bons resultados, oferecem mentoria e site de revenda online. Portanto, as revendedoras Fonzaghi podem usar o próprio e-commerce da marca para divulgar os produtos.
Além disso, incentiva suas consultoras a trabalharem com multicanais, influenciando-as a aproveitarem todas as plataformas e redes sociais disponíveis na internet.
Como forma de demonstrar confiança, a Fonzaghi fornece o produto sem exigir investimento inicial. Com as facilidades das redes sociais, fica mais fácil ainda empreender e sair em busca da sua independência financeira.
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